reuniões 2014-2015

15ª Reunião de 2014/15 – Fundação Rotária – 13/10/2014

Companheiros e companheiras, ao iniciarmos esta reunião a cargo da Fundação Rotária, saudemos simbolicamente o Pavilhão Nacional. 

Durante a visita oficial do Governador Francisco Tomaz ao nosso Clube, este nos colocou a par de vários assuntos entre os quais que a Governadoria teria recursos da Fundação Rotária para realizar, salvo engano, cerca de 4 projetos no valor de até U$2.500,00 cada, com recursos oriundos do FDUC, durante este período rotário. 

No nosso caso, podemos nos habilitar a participar da sua utilização desde que associados a um clube PRESENCIAL também deste Distrito, e que esteja inscrito no CNPJ. 
A elaboração do projeto poderá ser nossa ou em conjunto com este co-irmão. 
A preferência é para projetos que sejam contínuos e formadores de renda para a comunidade a ser assistida.

Portanto meus caros amigos e amigas, vamos identificar comunidade carente, que tenha alguma representação como uma Associação de Moradores, escolher tipo de projeto (por exemplo, uma fábrica de vassouras) cujas despesas de criação/implantação caibam no valor a ser contemplado e, finalmente, de acordo com a cidade onde o projeto será implantado, contatar um clube rotário ali existente e apresentar o nosso trabalho para efetivação da parceria.

Nosso companheiro Douglas já disponibilizou um roteiro para elaboração de projetos, que se encontra em uma das abas de Arquivos do nosso site (PROJETOS). Portanto, mãos à obra. 


Saudações Rotárias
Francisco Pereira da Silva.

14ª Reunião de 2014/15 – Indicações de Novos Membros do Rotary e-Club 4750 Sul - 06/10/2014

Companheiros,

pelo visto o E-Club tem se tornado a melhor alternativa para aqueles que tem disponibilidade reduzida mas desejam permanecer ligados ao Rotary, exercendo o companheirismo e apoiando as causas dos clubes e do Rotary International. Isso é motivo de muito orgulho para nós que fazemos parte dessa alternativa virtual que mantém bastante presente e muito vivos o companheirismo e a vontade de ser parte da mudança para termos um mundo melhor.

Esta semana, dois novos membros foram indicados pela Sra. Judite Batista, Governadora Assistente 2014-2015 do Distrito 4750.
Os nomes estão em votação aqui mesmo no fórum do Google, até o dia 13/10/2014, data da próxima pauta do E-Club 4750 Sul.

É muito importante a participação de todos, registrando individualmente seu voto nos indicados.
Conheçam os os indicados nos tópicos de indicação e postem seu voto!

Vamos fazer o Rotary Brilhar!


Saudações Rotárias,
Douglas Enry, moderador do fórum do E-Club 4750 Sul.



13ª Reunião de 2014/15 – Comissão de Serviços humanitários – 29/09/2014

Na Tribuna virtual Cleide Cardozo,associada representativa fundadora, classificação Secretária Executiva.

Convido a todos os companheiros para saudarmos o Pavilhão Nacional.
O lema do Rotary ¨Dar de Si Antes de Pensar em Si¨ Incentiva todo o rotariano a buscar maneiras de aprimorar a qualidade de vida na comunidade e no mundo através de projetos humanitários.

A função da comissão é planejar e conduzir projetos educacionais, humanitários e profissionais que beneficiem comunidades locais e Internacionais.
Como sou iniciante em Rotary, gostaria de contar com a colaboração dos companheiros para que assim posa desempenhar meu papel com simplicidade e um bom desempenho.
Desde já agradeço a quem puder colaborar e me coloco a disposição.
Que todos tenham uma linda semana ,prospera e alegre.

Saudações Rotárias




12ª Reunião de 2014/15 – Comissão de Desenvolvimento do Quadro associativos – 22/09/2014




Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional,damos início a 12ª reunião ordinária, período 2014/2015, esta semana a cargo da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Para alcançarmos o lema FAÇA O ROTARY BRILHAR, precisamos fazer o Rotary crescer em número de associados. Este é um dos nossos objetivos e foi solicitado pelo Governador Francisco Tomaz Espinosa Oliveira no dia 20/09/2014.

Vamos fazer ações humanitárias e mostrar de forma enfática o que é Rotary, o que somos e o que fazemos.

Impressões sobre a reunião
A reunião com a presença do Governador foi muito produtiva. O tesoureiro Francisco Pereira da Silva informou que estamos quites com a per capta do RI e que estamos pagando a Revista Brasil Rotário e não a estamos recebendo. Orientou que os associados usem site do Brasil Rotário para reclamar.

Projetos em andamento no RotaryE-club4750sul
• Equipar a Escola Municipalizada 11 de junho localizada na Rodovia Amaral Peixoto , Km 34, Venda das Pedras Itaborai.Referência Hospital Estadual Tavares de Macedo: Material de cultura e recreação.
• Projetos relacionados à pessoas com deficiência química e idosos abandonados pela família.

Agradecimentos
Agradecemos a presença do Governador Assistente 2014/15, Alvaro Peixoto e do companheiro Arlindo Gomes do Rotary Club de Niterói.que gentilmente levou o Governador para conhecer os pontos turisticos de Niterói e em seguida para o Hotel onde ficaria hospedado.

No fechamento da reunião, o Governador disse que o futuro do Rotary está nos Clubes Virtuais pela facilidade de comunicação.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem do Governador em vídeo

Fotografias da visita do Governador
--------------------------------------------------------------------------------------------


Saudações Rotárias,
Alair Vieira Melo
Presidente do RotaryE-club4750sul
2014/2015.



11ª Reunião de 2014/15 – Comissão de Administração – 15/09/2014


Virtualmente saudando ao pavilhão nacional, damos início a 11ª reunião ordinária período 2014/15, esta semana a cargo da comissão de administração.

Desde o fim do ultimo século, uma das grandes preocupações do RI tem sido a evasão de membros dos quadros associativos dos clubes. 

Ainda que a adesão de novos associados esteja cada vez mais difícil face às dificuldades socioeconômicas do mundo moderno e da proliferação das ONGs, como em qualquer negócio, o ponto crucial é a retenção de associados. Qualquer estatística recente mostra em números que o saldo tem sido amplamente favorável à conta BAIXAS.

Muitas são as razões e as desculpas alegadas na saída de um associado do seu clube.  No entanto, na maioria dos casos, essas razões e desculpas não amparam a eliminação dos sonhos e esperanças que trouxeram o associado para o clube.

Recentemente sofremos várias baixas em nosso clube. Algumas naturais, outras profiláticas e ainda as  inesperadas.  Se considerarmos um balanço entre ADMISSÕES x BAIXAS desde nossa fundação, é impossível não constatar que esta última conta apresenta notável vantagem.

É perfeitamente admissível que, após o período de um ano ou um pouco mais, um novo clube sofra algumas baixas profiláticas.  Gente que não sabia bem no que estava se envolvendo e outros que simplesmente não conseguiam dizer não ao convite. Tem gente até que, sem motivo justificável, saí de um clube para ingressar em outro do mesmo distrito.

O que mais preocupa neste momento é que, assim como em vários clubes de quase todos os distritos, a sobrevivência dependa da sustentação de poucos abnegados.  E como abnegados que são, tem o legítimo e pleno direito de jogar a toalha em qualquer momento.

O que fazer então?  Os abnegados estão se esvaindo.
Alguém tem alguma fórmula ou sugestão?

Sds rotárias, Mario Causer Ferreira


10ª Reunião de 2014/15 – Instrução Rotária ( sobre o nosso Distrito)– 08/09/2014



Companheiras e Companheiros,Vamos saudar virtualmente o Pavilhão Nacional.

Na Tribuna Alair Vieira Melo, Associada Fundadora Classificação Advocacia Cível.
Presidente do RotaryE-club4750sul- 2014/2015
Em nossa 10ª reunião ordinária, gostaria de ressaltar que o Rotary foi fundaddo por quatro homens que se encontravam em locais de trabalho, tendo Paul Harris como seu principal líder. O grupo ,floresceu e  transformou -se num movimento de âmbito internacional.

Atualmente é uma entidade com mais de 1,2 milhão  rotarianos em 200 países e áreas geográficas. O  Rotary dá forma ao mundo e influencia vidas, numa extensão e profundidade que nem mesmo Paul Harris conseguiria imaginar.

Os rotarianos se esforçam para Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Assim, através do Companheirismo, unidos pelo ideal de servir, boa vontade e cooperação em 
prol do  bem estar da humanidade, poderemos atingir a meta: FAÇA O ROTARY BRILHAR.



09ª Reunião de 2014/15 – Companheirismo– 01/09/2014

Companheiros,
 
Sinto-me muito feliz em poder chamar a todos de companheiros. São amigos, camaradas, pessoas que se solidarizam comigo e com minha família, gente com quem posso contar. Isso traduz e é a essência do companheirismo.
 
Estamos juntos no Fórum do E-Club, no Whats app, no Facebook, nas trocas de emails, nos telefonemas, nos encontros e naquele “esbarrão “na rua, que é sempre merecedor de um cumprimento, que seja lá qual for, nunca deixa de ocorrer.
 
Nesse contexto, as ações do Rotary passam a ser uma contrapartida bem interessante que é dosada por cada um de nós. Cada um decide quanto e como retornará para a sociedade suas vantagens individualizadas obtidas com o sucesso de uma vida, do extra de felicidade das boas amizades e com a natural vontade de ver mais e mais gente multiplicando esse estilo de vida de companheirismo.
 
Somos um clube virtual. Seja lá de onde você for ou estiver agora, pense em como podemos atuar. Escreva suas ideias, comente as ideias dos demais companheiros e, da nossa maneira, vamos realizá-las.
 
 
Lily Gomes.







08ª Reunião de 2014/15 – Instrução Rotário (sobre o nosso Distrito)– 25/08/2014

Na tribuna virtual Stella Regina Pinho, associada fundadora na classificação enfermagem, saudando virtualmente o pavilhão nacional. 

Companheiros e companheiras,
Nessa pauta de Instrutor pensei em escrever sobre o Rotary e nosso Distrito. 
Sei que temos companheiros mais antigos e qualificados, mas deixo a minha contribuição aos novos associados.

Em 1983/84 haviam 72 clubes, totalizando 2.561 rotarianos no Distr. 457 e um território muito extenso, dificultando a administração e obrigando os governadores uma constante e exclusiva dedicação durante seu período, impedindo vários companheiros chegarem a tal posto.

Em 07/10/83 o Gov. José M.Duarte encaminhou  proposta de redistritamento a RI, que após polêmicas e controvérsias, foi aprovada através Comissão de Redistritamento, cabendo ao governador do período 84/85, Themistocles Pinho, preparar o distrito para a divisão, tendo o Distr.457 com 40 clubes e 1.606 rotarianos e o Distr.475 com 32 clubes e 955 rotarianos, que para adequação de RI tornou-se 4750.

Os trabalhos foram direcionados a cada distrito novo em 1º/07/85, consolidando nosso distrito, tendo como 1º governador, nosso saudoso José Danir S. do Nascimento.

Próxima pauta, o surgimento do Rotary na América do Sul.
Saudações Rotárias.


07ª Reunião de 2014/15 – A Tecnologia que nos Une– 18/08/2014

Companheiros,

Hoje em dia, ao invés de falar sobre tecnologia, podemos falar da vida cotidiana.
Isso mesmo. E acredito que ao abrir um pouco do meu universo particular as coisas terão mais sentido.

Bom, minha família sempre foi muito unida, somos 3 filhos educados para ter vida própria, e isso fez o mundo ficou pequeno. Com estudos e oportunidades, começamos com um seguindo para a Gotemburgo (Suécia), outro para Richland (EUA, quase Canadá) e eu fiquei mais pertinho, fui para o bairro do Flamengo (Rio de Janeiro).

Nosso núcleo familiar ficou em Niterói, e nossa forma de contato principal passou a ser... o Skype!
É pessoal, chegamos a ter até um Natal diferente. com meu irmão mais novo participando do amigo secreto (na ocasião, lá de Paris). Tudo para preservar o que sempre mais nos interessou: estar por perto e viver a família, mesmo estando longe.

A vida seguiu, e com isso, vieram as netas. Foram mais mudanças, e da Dinamarca vieram as primeiras fotos compartilhadas, vídeos no Youtube e mais dias de papo no Skype. Tantos e tão bons, que o irmão mais velho se convenceu da necessidade e comprou uma TV com Skype embutido. Tudo isso pra poder ficar na sala e garantir o bom papo nos dias frios. 

Na minha vez não foi diferente. Minha pequena também não precisa atravessar a ponte para falar e brincar com Vovô e Vovó. Brincam o tempo todo e sempre que podem do tablet, do celular, da TV etc.

E com o mais novo a ocasião se repetiu mas com a esposa. Vida de pesquisador é assim. Projeto aqui, acolá e logo após o casamento, sua esposa embarcou para Paris para uma especialização. O resultado? Conversas diárias via Hangout, até mesmo pelo celular.

Semana passada celebramos o dia dos pais. O mais novo foi para Paris, o Mais velho está na Dinamarca e eu em Jacarepaguá.
Alguém tem dúvida de como foi o parabéns pelo dia dos pais? 01 presencial e 02 via hangout. Um deles, direto do celular, de dentro de um trem lá da frança.

E o que importa nisso tudo? Que continuamos unidos.
Em família, como grandes companheiros, interessados em ter fortes laços.

E companheiros, não vejo diferença disso para nossa atuação no Rotary E-Club 4750 Sul. A tecnologia acabou com a distância, não existe mais essa limitação. O que importa agora é nossa vontade de contribuir com as nobres causas e resultados.

Meus pais sempre disseram que quem quer, encontra os meios para poder fazer.
Basta dizer pra si: Eu quero, eu posso e eu faço.





Veja como participar dos momentos de companheirismo.
É uma excelente maneira de participar colocar suas ideias para debate com os companheiros.

Uma semana de primeira para todos!
Companheiro Douglas Enry.




06ª Reunião de 2014/15 – Fundação Rotária - 11/08/2014

Agosto, mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo Descrição:
o Distrito 4750 pede SOCORRO!!

Precisamos chegar a 1100 associados para evitar o redistritamento.
Companheiro, você já se perguntou por que aceitou o convite do seu padrinho para ingressar em Rotary?
Por que permanece até hoje? Por que muitos ficam uma vida inteira dentro do Rotary?

Tudo começa com um convite para um primeiro contato com nossa organização.
Uma vez recebidos com  carinho, nos sentimos acolhidos pelo companheirismo existente em Rotary Club e voltamos...

Chegou o momento de saber o que é Rotary além de companheirismo.
Cada participação em PETS, Assembleias Distritais, Conferencias Distritais, Institutos Rotary, Projetos, Reuniões de Companheirismo, Convenções Internacionais, perceberemos que  vidas estão  se transformando e que  através do Rotary estamos  transformando a vida de muitas pessoas.

Se cada um contar a sua história, como o Rotary transformou sua vida e como através dele conseguimos transformar a vida de pessoas de nossa comunidade e no mundo, mostrar o que significa SERVIR, nós seremos a Imagem Publica do Rotary.

Mas a responsabilidade de um clube é enorme, ele tem que ser  organizado, com horário de início e término das reuniões, em local  adequado, palestras de assuntos atualizados, informações rotárias, onde os Projetos que realizamos sejam sólidos, eficazes e sustentáveis, beneficiando a comunidade,clubes com atrativos (Objeto de Desejo) que  despertarão o interesse. Novos associados ajudam a oxigenar,trazer novas ideias, energia, diversidade e nos rejuvenescem. Unir essa expectativa com a experiência dos associados atuais, tornará o clube maior, melhor e mais forte. Onde buscá-los? Profissionais de áreas específicas, donos de empresas, executivos, administradores, aposentados, líderes comunitários dedicados à prestação de serviço...

Nós da Família Rotária sabemos que está  havendo uma reestruturação no Rotary, precisamos estar atualizados pois a Meta de RI não é apenas trazer novos membros, mas fazer o Rotary crescer com pessoas envolvidas, engajadas .
“O desafio não é apenas trazer novos associados ao Rotary, mas sim transformar todos os associados em verdadeiros rotarianos.”

O segredo é convidar! Faça agora a sua parte!!

FAÇA O ROTARY BRILHAR!!!!
Ana Márcia - Associada fundadora, classificação Ensino Profissionalizante


05ª Reunião de 2014/15 – Imagem Pública - 04/08/2014

PROJETO CULTURAL

No momento em que ouvimos falar tanto sobre a falta do hábito da leitura nos diversos segmentos da sociedade, acho oportuno a criação de um projeto cultural no sentido de se desenvolver um trabalho de incentivo à tão nobre tarefa.

E como o Rotary tem desenvolvido em diversas partes do mundo projetos de apoio visando à melhora do dia a dia de pessoas sem condições de alcançar novos espaços na vida, importante seria através do nosso Rotary E-Club4750-Sul, o desenvolvimento de um projeto voltado à área cultural tendo como primeira tarefa a de incentivo ao hábito da leitura.

Por outro lado, tal projeto pode se estender a outras tarefas culturais, como incentivo a criação de novas bibliotecas; a doação de livros, com a distribuição a entidades beneficentes voltadas as condições de vida das pessoas que carecem de cobertura cultural no sentido de avançar mais em seus estudos e conhecimentos hoje tão diversificados. 

Como terceiro segmento, também o incentivo as rodas de leitura, contando com a parceria das Academias de Ciências e Letras de cada cidade onde for desenvolvida tal tarefa. Talvez seja possível a parceria de Clubes Rotários locais, e até o apoio de Universidades instaladas na região contemplada.  

Na verdade são diversos os caminhos que podem e devem ser percorridos, para que se dê melhores condições as pessoas que vivem a margem do contexto cultural.

Outras idéias podem surgir e serem agregadas ao projeto que certamente só irão enriquecê-lo.

ROTEIRO DO PROJETO
É importante criar os grupos de companheiros que voluntariamente participarão da tarefa de detectar os locais que carecem de ajuda na área cultural.


Texto do companheiro José de Souza.


03ª Reunião de 2014/15 – Cuidados com a Internet - 21/07/2014

Rotary Club e Terceiro Setor no Brasil.

Os Rotary Clubs, espalhados por todo o território brasileiro, compõem a maior rede de organizações do chamado Terceiro Setor no Brasil. O Terceiro Setor, que se compõe de ONGs (Organizações Não-Governamentais), iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil, é responsável por atuar em contextos em que o Primeiro Setor (Governo, Público) e o Segundo Setor (Mercado, Privado) não tem atuação direta ou eficiente. A erradicação da Pólio é o exemplo mais contundente da história do Rotary International, em sua atuação.

O Rotary International possui assento permanente na Organização das Nações Unidas (ONU) e compartilha muito de seus ideais. Como ONG um determinado Rotary Club pode atuar em projetos tendo pacerias com Governos, com Empresas e a Sociedade Civil. Os projetos de uma ONG podem ser autofinanciados por recursos próprios, provenientes de campanhas de arrecadação e captados de fundos provenientes de parcerias, como editais de fomento. Por via de regra, os projetos devem atender demandas diretas da Sociedade Civil, o que confere caráter político às ONGs.

Alguns links sobre Captação de Recursos:

Algumas ONGs do Brasil:


Redigido pelo companheiro Leonardo Kaltner.


02ª Reunião de 2014/15 – Agora é com você - 14/07/2014

Companheiros e Companheiras,
Saudemos o Pavilhão Nacional para iniciarmos nossa 2ª reunião ordinária 2014-2015.

AGORA É COM VOCÊ
Até aqui o Rotary foi uma placa de sinalização. Mostrou o caminho. 
Agora é com você. Defina a sua trajetória. Arrume a sua bagagem. Complete o combustível. Inicie a sua viagem. 
É chegado o momento de colocar o seu coração naquilo que você pode fazer para legar à humanidade um lugar melhor de se viver. Alguém precisa de você e a maior alegria da nossa vida é quando podemos corresponder a essa expectativa. Muitos acreditam que não há como fazer e ficam indiferentes. Mas já dizia Martin Luther King “O mundo está como está, não pela ação dos maus, mas pela omissão dos bons”.
Rotariano nunca é omisso.
Participar ativamente das ações humanitários do Rotary irá, certamente, lhe despertar uma imensurável alegria e uma enorme satisfação pessoal.
Faça agora o seu projeto de vida para 2014-2015. Estabeleça o seu compromisso com você mesmo.
Como rotariano, no período de 2014-2015, me comprometo a:............


01ª Reunião de 2014/15 – Faça o Rotary Brilhar - 07/07/2014




FAÇA O ROTARY BRILHAR
Virtualmente Saudemos o Pavilhão Nacional.

Todos sabem o que é um Rotary E-Club?
É uma associação que tem como sede um espaço personalizado na Internet.
Rotary E-Clubs são Rotary Clubs que se reúnem eletronicamente.
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, com base de todo empreendimento digno.

Os Rotary E-Clubs seguem as mesmas normas dos Rotary Clubs. A principal diferença é que um E-Club conduz a sua reunião semanal no Website do clube, discutem a pauta da reunião, a qualquer hora e dia da semana onde estiverem.
Os Rotary E-Clubs realizam projetos em comunidades locais e internacionais, apoiam a
Fundação Rotária e trocam ideias entre si. Os associados servem a comunidade, tem oportunidades de companheirismo e de liderança.
Este clube, o Rotary E-Club 4750 Sul, utiliza o Google Groups para abrigar suas reuniões e sugere aos associados momentos de companheirismo online em conversas via Google Hangouts das 21h às 22h, em dias da semana pré acordados, gerando um momento para a troca de ideias, assim como seria em um encontro presencial.

Vale lembrar que as reuniões ordinárias acontecem de 2ª à 2ª feira, à partir das 21h.
No dia 05 de julho, o Conselho Diretor do Rotary E-Club 4750 Sul 2014/2015, foi empossado. Logo após a solenidade de posse foi realizada uma Assembléia na qual foi aprovado o orçamento para o período 2014/15.

Como atual presidente, espero a colaboração de todos os associados  para realizar projetos, estimular o ideal de servir e juntos fazermos o ROTARY BRILHAR.

Convido a todos para virtualmente saudarmos o Pavilhão Nacional.
Google Groups - Pautas do Rotary E-Club 4750 Sul
Google Drive - 2014-2015 - Arquivos da Gestão 2014-2015
Site do Rotary E-Club 4750 Sul - Site ainda sem a atualização
Google Hangouts - Ferramenta de chat online utilizada pelo Rotary E-Club 4750 Sul


Alair Vieira Melo
Presidente do Rotary E-Club 4750 Sul 2014/2015