Reuniões 2013/2014

PERÍODO 2013-2014

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
52 a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 30/06/2014 a 07/07/2014


Companheiros e companheiras, assisti o nascimento desta especial unidade rotária do Distrito 4750, e com muita alegria vejo seu amadurecimento, com os naturais percalços de uma nova forma de “fazer” Rotary e com características ainda pouco conhecidas, com procedimentos bem diferentes de um tradicional Rotary Club. Mas amigos, tudo isto faz parte da dinâmica própria da nossa organização que sempre está procurando se aperfeiçoar, e cada vez mais poder SERVIR, como seu objetivo maior. Creio que o E Club 4750 Sul saiu-se muito bem, executando projetos, aproximando-se da comunidade e, procurando o seu necessário amadurecimento e uma posição definitiva dentro do nosso distrito. Certamente, ainda há muito para ser feito, especialmente na conscientização do seu quadro associativo e da sua própria funcionalidade, desafios que  só serão superados com o trabalho, a compreensão e o apoio de todos. Paul Harris lembrava que: “Não há parte ou porção do Rotary que não possa ser aperfeiçoada. Gosto de imaginar que os dias primeiros do Rotary acabam de começar.” Assim é como vejo os “EClubs”, não como uma nova experiência, mas como um aperfeiçoamento do Rotary, numa época em que a dinâmica e rapidez das respostas não podem aguardar o formalismo tradicional. Parabéns e sucesso. EDRI Themístocles  Pinho

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
51a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 23/06/2014 a 30/06/2014

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início 51ª reunião ordinária do período. Companheiros(as), nessa última reunião agradeço à todos que contribuíram para o crescimento do nosso clube. Na Conferência Distrital em Nova Friburgo, entre os companheiros de clubes tradicionais nós estávamos quase que totalmente desconhecidos. Nesse ano em Araruama, tivemos a oportunidade de ver que todos conhecem ou ouviram falar do Rotary e-club Sul. Foi uma grande alegria receber a calorosa manifestação ao adentrar à Plenária com a bandeira do clube. Além da divulgação, desenvolvemos os projetos:Mc Dia Feliz, que conseguimos vender 106 tickets, arrecadando para a Casa Ronald Mc Donald R$ 1219,00; Associado 100%, com a participação de 13 companheiros, enviando à Fundação Rotária R$ 2919,00;Doação de 40 kits de higiene pessoal à Casa de Apoio às Adolescentes em Vista Alegre; implementação do  Hangout e migração para o Google está sendo um grande passo para a evolução do nosso clube;Doação de livros para a E.M. Paulo de Almeida Campos, tivemos a colaboração do conselho diretor 05/07/14,quando quem não puder estar presente fisicamente poderá estar através do Hangout(ao vivo) e faremos a 1ª gravação. Saudações rotárias. Stella Regina Pinho.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
50a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 16/06/2014 a 23/06/2014


Ao iniciarmos nossa 50ª reunião deste período rotário, a cargo da Comissão da Fundação Rotária, saudemos simbolicamente o Pavilhão Nacional.
Queridos companheiros e companheiras, nosso projeto “contribuintes 100% para a Fundação Rotária”, por não ter obtido a adesão de um número maior de associados, não fez com que o nosso Clube fosse premiado durante a Conferência Distrital. Clubes presenciais com doações de maior vulto foram os contemplados. Contudo, nesta última reunião a nosso cargo, não poderia deixar de aproveitar esta pauta, para deixar expresso meus sinceros agradecimentos  àqueles associados que fizeram a sua contribuição.
Desejo ao meu sucessor, o grande companheiro e amigo Olney Ourives, sucesso na sua gestão e, desde já, informo que se for de seu desejo, poderemos dar continuidade ao projeto, já deixando registrada verba no orçamento para o período 2014/15, que será posto em votação na primeira reunião do próximo período.
Esta minha colocação decorre do acúmulo com a função de tesoureiro e, portanto, responsável pela elaboração do orçamento mencionado.
Por outro lado, durante a Conferência, tive a oportunidade de conversar com o companheiro Alcides da Silva Santos, do RC de São João da Barra, que desenvolve um belíssimo trabalho comunitário naquela cidade, sobre um projeto de grande porte que ele pretende apresentar em futuro próximo, junto à Fundação Rotária. Disse-lhe que, a princípio, ad referendum do nosso Conselho Diretor, poderíamos estabelecer uma parceria com a doação de alguma importância. Em virtude de não termos CNPJ este é o caminho, parceria com algum clube do Distrito, para a obtenção de recursos junto à Fundação. Conclamo a que todos meditemos sobre a importância de nossas doações e sobre emparceiramentos.
Saudações Rotárias Francisco Pereira da Silva

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
48a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 02/06/2014 a 09/06/2014

Companheiros,

as mudanças que tem ocorrido no Rotary E-Club 4750 Sul seguem em um movimento natural de reorganização que foi pensado para entregar melhorias em nossos canais de Comunicação e em nossa estrutura de suporte e secretaria.

Me permitam a informalidade:
Não se assustem. As mudanças são mínimas, e as rotinas continuam idênticas.
A primeira rodada de mudanças é o Fórum e logo abaixo seguem as informações que você precisa

PRESENÇA
Continua sendo realizada no fórum.
Se você faz isso no Yahoo, vai fazer o mesmo no Google*.
A única diferença é que o fórum vai permitir presença "apenas dentro do tópico da semana".
Para escrever sua presença, você deverá entrar no tópico da semana, clicar no retângulo (no alto da página) com o texto "postar resposta"  e em seguida digitar sua mensagem de presença. A presença pode ou não ser acompanhada de comentários mas lembre-se de que suas palavras e seus comentários são importantes, são parte das decisões e por isso fazem diferença.

COMENTÁRIOS
Comentários sobre os tópicos seguem a mesma regra das mensagens presença.
Todos devemos comentar dentro do tópico. Se ocorrer algum erro, provavelmente você será notificado pelo erro com uma mensagem de e-mail que acompanhará o texto escrito no local errado.

NOVOS TEMAS
Se você tem algo a propor ou gostaria de discutir algo, "faça uso desse tópico".
Será um prazer criar um tópico de projeto após a discussão de um tema novo.

PROJETOS
Receberão tópicos anuais fixos e contínuos.
Um projeto precisa agregar as informações.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Endereço do Fórum:

Como acessar o Fórum
-----------------------------------------------------------------------------------------------------


DEMAIS FERRAMENTAS DE APOIO
Como informado, apenas organizamos o fórum.
As demais ferramentas deverão ser apresentadas pouco a pouco justamente para não assustar.
São muitas ferramentas e infinitas opções de uso. Aos poucos, vamos liberando dicas e informativos sobre o que são e como tem sido utilizadas essas ferramentas.

OTIMISMO
Uma dessas ferramentas de apoio já tem sido testada com sucesso. O Hangouts tem proporcionado bons e divertidos momentos de companheirismo, debates e decisões online. Vale lembrar que o Hangouts não é o novo local das reuniões mas é um dos possíveis canais de contato. O serviço é gratuito, possibilita a sensação de proximidade com os demais companheiros e abre caminho para "palestras e conferências". Já imaginou poder assistir uma instrução rotária ao vivo de outra cidade ou de outro país?

Companheiros, para a inovação, nem o céu é limite.

----------------------------------------------------------------------------

PARA FAZER USO DAS NOVAS FERRAMENTAS:

É preciso ter 1 conta do Gmail(*) e ter um plugin instalado no navegador.
Não esqueça de ligar o som e conferir o volume.

Passo 1
Instalando o Plugin.
Para utilizar o Hangouts deve instalar um PLUGIN em seu navegador.
Sugiro que façam isso com todos os navegadores.
Basta acessar o endereço: https://tools.google.com/dlpage/hangoutplugin 

Passo 2
Acesse sua conta do gmail.Logo após o Login você verá que na parte inferior da lateral esquerda uma janela com alguns contatos e caixa com um telefone com o texto:Novo Hangout. Essa é a interface de entrada no Hangouts.As chamadas e convites podem aparecer na parte inferior da esquerda ou da direita.
Quando aparecer o convite para a chamada,basta concordar e participar.Atenção:Você pode participar em seu computador,em tablet ou smartphone.Para participar basta baixar o Hangouts na loja de aplicativos do seu aparelho.

Mais informações no endereço: 
(*) o clube já criou contas no formato 4750sul....@gmail.com para aqueles que ainda não as haviam criado e estará enviando os convites para ingresso no hangout,informando a senha provisória.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
47a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 26/05/2014 a 02/06/2014

Saudando virtualmente o Pavilhão Nacional, iniciamos a reunião da semana a cargo da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo . É oportuno relatar assuntos referentes à Conferência Distrital do período 2013-2014, como segue:
1 - Foram aprovadas por unanimidade as contas do Governador Joel Pereira do período 2012-2013, após conhecimento do parecer do Conselho Fiscal
2 - Por maioria foi decidido que não haveria discussão e votação da proposta de modificação da Resolução 10 por não ter sido seguido os prazos previstos no Regulamento do Distrito
3- Foram indicados os homenageados da XXIX Conferência de praxe como o Presidente do RI Ron D. Burton pela indicação do Governador Amilton Medeiros Silva para representá-lo, o Presidente da Comissão organizadora da Conferência, o Prefeito em exercício e o Presidente da Câmara de Araruama, e todos companheiros que faleceram ao longo do período.
4 -  O Governador para o período 2014-2015, apresentou sua diretoria e o Conselho Fiscal aprovados por unanimidade.
5 - Eleito Antonio Batista Filho como governador indicado para o período 2016-2017.( 40 X 7 votos) 
6 - Waldenir Bragança eleito para representar o Distrito no Conselho de Legislação.(27 X 12 votos)
Obs Houve acalorado debate sobre o descumprimento dos Regulamentos no processo de eleição do Governador para o Período 2016-2017, mas que acabou com a abertura da urna e contagem dos votos como acima assinalado. No caso da alteração do processo eleitoral ficou para ser decidido na próxima Conferência a ser realizada de 1 a 3 de maio de 2015 em Campos.
(colaboração do Companheiro Arlindo Gomes do RC Niterói)

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

46a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 19/05/2014 a 26/05/2014

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 46ª reunião ordinária. Conforme havia sido comunicado na reunião de 17 de março, em paralelo com a seção do Yahoo grupos, a reunião desta semana será iniciada pela seção do “hangout” das 21:00 as 22:00h desta segunda–feira 19 de maio. As instruções para instalação e acesso ao aplicativo já foram enviadas anteriormente pelos companheiros Douglas Enry e João carlos, mas julgamos que devem ser reforçadas neste momento. Passo a passo para participar de chamadas pelo Hangouts: Para fazer uso do Hangouts é preciso ter 1 conta do Gmail(*) e ter um plugin instalado no navegador de internet.  Não esqueça de ligar o som e conferir o volume. Passo 1 - Instalando o Plugin do Hangouts. Para utilizar o Hangouts é preciso instalar um PLUGIN em seu navegador. Sugiro que façam isso com todos os navegadores para garantir que todos estejam instalados e atualizados. Basta acessar o endereço: https://tools.google.com/dlpage/hangoutplugin  Passo 2 - Acesse sua conta do gmail (www.gmail.com) Logo após o Login você vai ver que na parte inferior da lateral esquerda vai aparecer uma janela com alguns contatos e uma caixa com um telefone com o texto: Novo Hangout.  Essa é a interface de entrada no Hangouts. As chamadas e convites para chamadas podem aparecer na parte inferior da esquerda ou da direita.  Quando aparecer o convite para a chamada, basta concordar e participar.  Atenção: Você pode participar de chamadas em seu computador, em seu tablet ou smartphone. Para participar em seu tablet ou smartphone, basta baixar o Hangouts na loja de aplicativos do seu aparelho. Mais informações no endereço abaixo: http://www.google.com/+/learnmore/mobile/?hl=pt-BR
(*) o clube já criou contas no formato 4750sul.associado@gmail.com para aqueles que ainda não as haviam criado e estará enviando os convites para ingresso no hangout e informando a senha provisória de acesso a estas contas.  Esperamos uma maciça participação na reunião de hoje.
Sds Rotárias, Mario Causer Ferreira, presidente interino da Comissão de Administração.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
45a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 12/05/2014 a 19/05/2014

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 45ª reunião ordinária do período 2013/14, a cargo da presidência e tesouraria
Companheiros(as),
Estamos hoje iniciando a migração para o Google Groups, sendo assim peço à todos que acessem através do atalho encaminhado pelo companheiro Douglas dia 08/05/14, estaremos online no Hangout hoje (12/05/14) das 21:00h às 22:00h. Para participar devem seguir o procedimento encaminhado para seu e-mail. Aguardamos a participação de todos.
Tesouraria – agradeço à compreensão de todos os companheiros que regularizaram  suas pendências financeiras com nosso Clube, já efetuando os depósitos ou que nos deram retorno prometendo fazê-lo o mais breve possível. Como é do conhecimento geral, na Conferência Distrital somente receberão os respectivos Kits e poderão participar do jantar festivo, os rotarianos pertencentes aos clubes que estiverem em dia com o pagamento das Per Capitas. Informo que nossa 8ª e última cota foi paga no dia 6 do corrente. Portanto, atendendo à convocação do Governador Spitz, vamos aproveitar o ensejo para nos encontrarmos fisicamente e podermos nos confraternizar com os demais companheiros do Distrito 4.750.
Saudações rotárias
OBSERVAÇÔES
Passo a passo para participar de chamadas pelo Hangouts:
Vejam e mail enviado como mensagem.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

44a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 05/05/2014 a 12/05/2014

Estatuto do Idoso: você conhece? Educação Previdenciária, você pratica?
No Rotary Club normalmente somos cadastrados por dados de identificação pessoal como qualquer outra instituição organizada. Do mesmo modo recebemos um número de RI que nos identifica em todo mundo, e adicionalmente uma classificação.  No meu caso Serviços de Saúde – Medicina do Trabalho.   No Brasil temos o CPF e várias modalidades de classificação. Abordarei neste Fórum do E.Club a classificação que eu adquiri a cinco anos passados e confirmada mais recentemente ao completar 65 anos. Idoso, de acordo com a legislação brasileira (lei 10.741/2003 – Dispões sobre o Estatuto do Idosos).
A partir dessa lei os idosos adquiriram novos direitos e foram ressaltados vários princípios que devem ser do conhecimento de toda população, crianças, jovens, adultos e os idosos. No entanto, e curiosamente, somente percebi que estava na classificação de idoso cinco anos após ter sido enquadrado como tal, o que ao contrário do que muitos pensam não é sinônimo de velho. O principal motivo foi a carteira que autoriza as pessoas com 65 anos ou mais a viajar nos transportes públicos gratuitamente. A apresentação da carteira de identidade não é suficiente para obter a gratuidade. Esse é um assunto para outras discussões.
Mas afinal por que os idosos entre 60 anos e 64 anos e 11 meses não gozam do direito de viajar gratuitamente, mas somente  a partir dos 65 anos? Ou, porque idosos com boa renda mensal tem direito a gratuidade? Em discussão.
O espaço é curto para continuar a discutir esse tema.
Recentemente promovemos no RC de Niterói o lançamento do livro 100tenários de autoria da Escritora e Psicóloga Dina Frutuoso que contou com a presença de vários rotarianos na Casa de Amizade. Do E.Club Distrito 4750 Sul estiveram presentes a Lily Gomes, Dora Filippo, Francisco Silva e Marisa, Alair e Companheiro.
O tema terceira idade continuará sendo discutido, pois atualmente existem no Brasil mais de 23 milhões de idosos (não velhos), muitos em plena atividade, com esperança de vida prolongada. Em contrapartida temos muito idosos em situação difícil e que precisam de ajuda dos familiares (quando existirem ou se dedicarem aos mesmos), dos amigos, dos governantes, de toda a sociedade. Mas boa parte dessa dificuldade dos idosos decorre da péssima educação financeira que tiveram quando jovens, e da absoluta falta de educação previdenciária.
Aproveito para registrar mais um tema para discussão e novo desafio aos componentes do E.Club: todos são jovens em qualquer idade, e estão preparados ou estão se preparando para a terceira idade. Que tal divulgar amplamente o tema: Educação financeira e previdenciária? Um modo simples e gratuito será divulgar pela internet a Cartilha “Educação financeira e Previdenciária” da Associação Brasileira de Educação Financeira – ABEF – www.abef.org. Que tal?
05 de maio de 2014
Arlindo Gomes
RC de Niterói


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

43a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 28/04/2014 a 05/05/2014

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a mais uma reunião ordinária, esta semana a cargo do Instrutor Rotário.  Como o mês de Abril, que se finda, é dedicado a Revista Rotária, vamos ver o que é recomendado pelo RI para constar nos estatutos dos clubes a respeito da Revista:   “Seção 1 - Assinatura obrigatória. - A menos que, conforme previsto no Regimento Interno do RI, este clube seja dispensado pelo Conselho Diretor do RI de cumprir com os dispositivos deste artigo, todo associado se tornará assinante da revista oficial ou da revista regional aprovada e prescrita para o clube pelo Conselho Diretor do RI, assim permanecendo enquanto fizer parte do quadro associativo. Dois rotarianos que morem no mesmo endereço têm a opção de assinar a revista conjuntamente. A assinatura será paga semestralmente e continuará em vigor enquanto for associado do clube e até o final do semestre durante o qual deixar de sê-lo.  Seção 2 — Cobrança de  Assinatura.  - A assinatura será cobrada prévia e semestralmente de cada associado pelo clube, e será remetida à Secretaria do RI ou ao escritório da publicação regional, conforme determinado pelo Conselho Diretor do RI.” Particularmente nos casos dos e-Clubs como o nosso, ainda que persista a obrigatoriedade do pagamento da assinatura, existe o movimento para que as revistas sejam encaminhadas em suas versões eletrônicas para aqueles que assim desejarem.
Saudações Rotárias e uma boa semana a todos
Mario Causer Ferreira – Instrutor


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

41a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 14/04/2014 a 21/04/2014

Ao início desta 41ª. Reunião, a cargo da Comissão da Fundação Rotária,  saudemos simbolicamente o Pavilhão Nacional. Uma excelente notícia para a Humanidade e, em especial, para a Família Rotária: mais conquistas tivemos no combate à erradicação da póliomielite, pois, conforme noticiado na CNN, a Índia  vence o duelo, derrotando a Pólio. No artigo, o Rotary é creditado como a organização que liderou o esforço para que tal fato ocorresse. Entre as conquistas sobre a Pólio, destacamos também que, no dia 27 de março, a OMS certificará o Sudeste Asiático como livre da doença. Com este marco, quase 80% da população mundial estará vivendo em países livres da paralisia infantil. Outro programa da Fundação que merece nossa atenção e participação é o das Bolsas Rotary pela Paz Mundial. O formulário de inscrição para a próxima seleção já está disponível. Se você conhece um potencial candidato para esta bolsa ou se quiser mais informações acesse o site https://www.rotary.org/pt/peace-fellowships e faça contato com a comissão distrital da Fundação Rotária para saber quando o Distrito fará a seleção dos candidatos que serão apresentados à Fundação Rotária. O prazo para o distrito enviar os seus candidatos é o dia 1 de julho de 2014.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

40a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 07/04/2014 a 14/04/2014

Comissão da Imagem Pública

Promovendo o seu clube
A principal responsabilidade da Comissão de Imagem Pública é
divulgar à comunidade os projetos humanitários e atividades do clube
e, desta forma, difundir os valores e o trabalho da organização. O
público toma conhecimento do Rotary através da mídia e de contatos
pessoais. Sendo assim, para promover uma imagem pública positiva
é essencial que as realizações do clube sejam comunicadas aos
associados e à imprensa.
Há várias maneiras de promover o seu clube e a organização, entre
elas:
• Patrocinar eventos especiais, como maratonas, atividades de
reciclagem de materiais e campanhas de captação de recursos.
• Realizar exposições e mostras na comunidade.
• Divulgar projetos e eventos do clube em jornais, revistas, outdoors,
ônibus, bem como em estações rodoviárias e ferroviárias, e
aeroportos.
• Incentivar o uso de distintivos de lapela pelos associados.
• Veicular informações sobre o Rotary em fóruns on-line, calendários
da comunidade, sites de redes sociais e no site do clube ou de outras
organizações.
A comissão deve buscar outras ideias antes do início do ano e criar
um plano de ação para colocá-las em prática. Para promover o Rotary
efetivamente, você deverá compreender os componentes de promoção
da imagem pública e saber transmitir as principais mensagens do
Rotary.

Fonte: Manual da Comissão de Imagem Pública do Rotary International







Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

39a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 31/03/2014 a 07/04/2014


COMISSÃO DE PROJETOS DE SERVIÇOS HUMANITÁRIOS
A continuidade é o grande mérito do Rotary , portanto uma orientação  para a futura equipe da  Comissão de Projetos Humanitários período 2014-2015

Ao preparar-se para o seu mandato, converse com o conselho diretor
e os demais rotarianos do clube, e com outras pessoas do distrito e
do Rotary International, para saber o que é esperado de você e da
sua comissão. Há várias tarefas que devem ser realizadas antes de
assumir o cargo. Além de participar das sessões de treinamento da
Assembleia Distrital, você deve:
•          Reunir-se com o presidente da comissão que está deixando o cargo
•          Consultar o Regimento Interno do Clube para se familiarizar com
suas normas e procedimentos
•          Analisar o plano estratégico do clube e estabelecer metais anuais
que favoreçam sua implementação
•          Selecionar e preparar os membros da comissão junto com o
presidente eleito
•          Criar subcomissões, se necessário (profissionais, comunitárias,
internacionais, de novas gerações e captação de recursos)
•          Desenvolver um plano de comunicação para o ano
•          Especificar responsabilidades ou atribuições adicionais que a
comissão terá no club

Quanto mais preparado estiver, mais produtivo será o seu mandato.
Ao tomar posse, você será responsável por:
•          Administrar o orçamento da comissão
•          Trabalhar com outras comissões de clube e distrito na
implementação de iniciativas que envolvam dois ou mais clubes
•          Planejar e conduzir atividades e reuniões da comissão
•          Monitorar o progresso na implementação das metas da comissão e
informar o presidente, o conselho diretor e os associados do clube
sobre as atividades e os avanços relacionados ao alcance dessas
metas
Portanto: S U C E S S O


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

38a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 24/03/2014 a 31/03/2014
Companheiros do Rotary e-Club 4750 - Sul,
Somos representantes de uma nova linha de trabalho do Rotary, pois hoje os e-Clubs já não são protótipos -são uma realidade.
E aqui estamos com a tarefa de fazer a diferença com essa nova maneira de ver o mundo, percebendo e nos fortalecendo com o funcionamento desse modelo de rede baseado em organização, confiança no próximo e grande poder de resposta.
03 grandes exemplos desse novo modelo são:
 - Web 2.0 (Redes de colaboração. Ex.: Wikipédia).
 - Redes sociais (redes de relacionamento e colaboração)
 - Crowdfunding (Redes de financiamento)
Você entende como funcionam?
Então pessoal, é hora de ler, ouvir, conversar com quem entende em busca de aprimoramento. Não precisamos nos tornar especialistas no assunto, mas precisamos sem medo, apenas entender como funciona essa onda, e como podemos utilizá-la a nosso favor.
Certamente seremos bem vistos nas redes sociais, teremos nossos vídeos instrutivos curtidos, replicados e com conteúdo bem utilizado, e teremos projetos financiados por comunidades interessadas. E não preciso nem falar da paz interior das noites de sono plenas, sabendo que aprendemos uma nova ferramenta para inclusão e que por isso fizemos nossa parte para o abrilhantamento da nossa Instituição Rotary Club. Vamos nos empenhar nessa mudança por um meio melhor de incrementar nosso relacionamento, buscando também maior adesão dos que possamos convidar para fazer parte do nosso e-Club. Que parta de nós ,a mudança que queremos para nosso Futuro em Rotary.
Nosso desenvolvimento é uma missão com resultados. Excelentes , como pode ser possível 
Saudações rotárias,
A Comissão de Desenvolvimento do Quadro de Associados

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

37a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 17/03/2014 a 24/03/2014
Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional damos início 37ª reunião ordinária, esta semana a cargo da Comissão de Administração.  No último sábado dia 15 de março, o conselho diretor se reuniu com as presenças da presidente Stella e dos companheiros Douglas Enry, Francisco Silva, Lily Gomes e Mario Causer, para dar continuidade ao assunto tratado em Outubro/2013 que é a mudança das nossas reuniões da plataforma Yahoo para a plataforma Google.  Cabe ressaltar que esta reunião foi virtual (tipo videoconferência) usando o aplicativo “hangouts” do Google.  O companheiro Douglas anunciou a criação do grupo do nosso e-club, mostrou como acessar e disse que está trabalhando num vídeo tutorial para explicar como acessar e usar o grupo.  Podemos antecipar que o link do já criado grupo é https://groups.google.com/forum/#!forum/rotaryeclub4750sul .  A exemplo do que aconteceu com o Yahoogrupos, é imprescindível que todos tenhamos e-mail no gmail.  Ficou decidido que até o início da próxima reunião receberemos os endereços no gmail dos companheiros que por ventura já o possuam e que desejem aproveita-los para uso nas reuniões do clube.  A partir daí a própria diretoria se encarregará de criar contas e habilitar o acesso ao Grupo.  Estas contas terão o seguinte formato padrão:  4750sul.associado@gmail.com (por exemplo: se fosse criada para a Alair a conta seria 4750sul.alair@gmail.com).  Na reunião ficou decidido ainda que a partir do dia 12 de maio as reuniões semanais passam a ser realizadas no Google e que o Grupo do Yahoo, após ter seus arquivos gradualmente transferidos para a nova plataforma, deixará de existir na data da posse da Presidência 2014/2015.  A diretoria se coloca inteiramente a disposição para dúvidas e comentários dos companheiros. Mario Causer Ferreira, associado fundador classificação engenharia legal, presidente (interino) da Comissão de Administração
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

36a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 10/03/2014 a 17/03/2014
Companheiros,
estamos muito próximos da esperada mudança para a plataforma do Google. Mas, como em toda mudança, há pontos positivos e negativos.
Vamos perder funções hoje disponíveis no Yahoo (Agenda, lembretes) mas vamos ganhar mais ferramentas de grande potencial para o desenvolvimento e fortalecimento do grupo.
Diferenciais como o Hangouts e possibilidades variadas na gestão de arquivos, geração de pesquisas e compartilhamento serão bem notados ao longo do uso dessa nova plataforma.
Agora, vale lembrar que a porta de entrada para essa nova plataforma é o gmail. Todos precisam fazer um gmail.
FASE 1 (Migração do fórum)
Companheiros, de início, o apoio e a compreensão de todos para o uso correto do fórum já começará como uma grande mudança positiva. Isso ocorre pois nosso grupo tem características de um fórum e algumas regras (não aplicadas no YahooGroups) serão respeitadas para o bom uso do espaço de mensagens.
A regra básica é bem simples: Apenas responder dentro dos tópicos. Com isso, os assuntos permanecem bem separados e as respostas, agrupadas de forma mais simples para a recuperação.
Também será notado um modelo de publicação dos tópicos que facilitará a recuperação de informações.
Demais Fases
 - Atualização de contatos
 - Google Calendar
 - Google Drive (Arquivos do Rotary E-Club4750 Sul)
 - Hangouts (1º Hangout do Rotary E-Club4750 Sul)
 - Google+
Referências:
Produtos do Google (Ferramentas que ganhamos com a nova plataforma)
Google Hangouts (Uma das mais modernas ferramentas de conferência)
Complementação da pauta  seguirá por email, para cada associado, por falta de espaço .




Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

35a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 03/03/2014 a 10/03/2014


Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 35 ª reunião ordinária do período 2013/14, destinada a Assembléia para a votação nos indicados, da área 22, ao cargo de Diretor, que tem inicio nesse momento e a duração de uma semana, para que cada um manifeste seu voto. Todos os companheiros (as) receberão em seu e-mail as fichas com dados bibliográficos e foto de cada candidato e orientações. A votação deve ser feita junto ao seu registro de presença nessa Assembléia, e, conforme a orientação de RI, todos os candidatos devem ser votados por ordem de preferência, conforme consta no e-mail. Desde já agradeço a todos e lembro que esse e um momento muito importante para a divulgação do nosso clube. Boa semana. Saudações rotárias.
Stella Regina
  

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

34a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 24/02/2014 a 03/03/2014


Esta 34ª reunião ordinária está dedicada à Instrução Rotária.  Aproveitamos a oportunidade para abordar dois assuntos que estão se tornando preocupantes em nosso e-club:  presença nas reuniões e elaboração das pautas das reuniões semanais.  Por definição, somos um clube rotário que se reúne on-line, o que flexibiliza a abrangência territorial, já que, ao contrário dos clubes tradicionais, nossos associados podem ser de qualquer país ou área geográfica onde o Rotary está presente. Em termos práticos isto possibilita que interagindo on-line e em bloco, podemos definir ações locais que se materializam através de nossos associados estabelecidos nas diversas comunidades sem limites territoriais. Estas ações podem - e devem- ser apoiadas através de parcerias com clubes locais. No entanto, uma vez que temos associados em várias localidades e  pelo próprio perfil do e-Rotariano, fica muito difícil reunir nossos associados em reuniões presenciais.  A opção para aqueles que se ressentem deste tipo de reunião é, além da participação on-line, a eventual presença nas reuniões dos clubes tradicionais de suas comunidades. Outra particularidade dos e-clubs, pelo menos no nosso clube, é o formato da reunião semanal, que, ao contrário do que acontece nos clubes tradicionais, não é conduzida pelo presidente, mas sim pelo  presidente da comissão ou responsável pela pasta. Isto significa que, obedecida a programação, a pauta deve ser elaborada por este responsável  e enviada a tempo ao secretário executivo para publicação na abertura da reunião semanal.  È muito importante que tenhamos sucesso nestes pequenos detalhes, pois, a exemplo da revolução das redes sociais, podemos ser considerados como peça fundamental para o futuro do Rotary.
Mario Causer Ferreira – Instrutor Rotário



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

33a Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 17/02/2014 a 24/02/2014

Comemore o Dia do Rotary Em 23 de fevereiro

Com o dia 23 de Fevereiro chegando, todos os Clubes são incentivados a planejar eventos para marcar o aniversário de 109 anos do Rotary. Embora esta seja a data oficial do aniversário da nossa organização, qualquer dia pode ser eleito como o dia do Rotary em sua comunidade.Lembre-se que seu plano de comunicação para o dia da celebração deve ter foco nos serviços prestados, mostrando o que o Rotary é e o que faz ao redor do mundo.Compartilhe seus planos e ideias com os companheiros do seu clube.

32ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 10/02/2014 a 17/02/2014
Companheiros e companheiras, ao iniciarmos esta 32ª reunião do período 2013/14, saudemos simbolicamente o Pavilhão Nacional. Quero compartilhar com vocês algumas informações recebidas da Fundação Rotária referentes a Doações e Subsídios.
Graças a contribuição de tantos, inclusive do nosso e Club, as doações anuais  aumentaram em 8% a nível mundial no ano passado, o que nos coloca em melhor posição para alcançar a meta de U$120 milhões.  Se continuarmos apoiando o maravilhoso trabalho da nossa Fundação, alcançaremos um marco histórico.
No que se refere aos Subsídios, seus termos e condições  são atualizados periodicamente com o objetivo de incluir esclarecimentos e mudanças normativas. Eis algumas mudanças:
  • - Até 20% do Subsídio Distrital pode ser alocado para contingências.
  • - As referências do Código Normativo sobre conflitos de interesse e Marcas do Rotary foram revisadas. 
  • - Até 10% do orçamento de um projeto de Subsídio Global pode ser alocado para contingências. Os parceiros devem reportar o uso destes fundos e devolver qualquer verba não utilizada à Fundação.
  • - Os três membros da Comissão de Subsídios Distritais (governador, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e presidente da Subcomissão de Subsídios Distritais) são responsáveis por autorizar e enviar o pedido de Subsídio Distrital. 
  • - Equipes de formação profissional devem ser compostas de pelo menos dois membros, sendo que cada um deve ter pelo menos dois anos de experiência profissional. 
  • - Os requisitos e prazos adicionais para pedidos de Subsídios Globais de mais de US$50.000 foram explicados.
  • - Informações sobre o seguro para viajantes foram modificadas por questões de clareza.  
  • - O acordo jurídico de Subsídios Globais deve ser autorizado antes da liberação do pagamento. Esta norma sempre existiu, mas não estava explicada de forma clara. 
- Os endereços eletrônicos foram atualizados.
Francisco Pereira da Silva
Presidente da Comissão da Fundação Rotária


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

31ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 03/02/2014 a 10/02/2014

FEVEREIRO – MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL – ANIVERSÁRIO DO ROTARY – DIA DA PAZ
Boa noite companheiros!!Saudemos o Pavilhão Nacional e demais Bandeiras!!
Dando início a mais uma reunião, em um mês de tão forte comemoração,vamos fazer uma auto reflexão... avaliação das razões, pelas quais, fomos escolhidos e integrados ao movimento rotário internacional; procurando identificar que virtudes possuímos para merecermos a oportunidade de estarmos a serviço da humanidade; descobrir se somos, realmente, merecedores de integrar este movimento nacional e internacional que se propõe lutar pela conquista de uma humanidade feliz, livre das injustiças, provocadas pela de insensibilidade humana dos indiferentes e dos acomodados.
É importante lembrar, ninguém vem ao Rotary por si só; sócio não se escolhe, é escolhido; é necessário um convite, comprovação de virtudes e qualidades; reconhecimento de conduta moral, social e profissional...finalmente a votação e aprovação pela maioria absoluta dos companheiros do clube rotário.
Sim, companheiros, Vale a pena ser rotariano. Ser rotariano é ser idealista, sonhador... É usar a sua profissão, com nobreza de espírito. É desempenhar as tarefas que lhe são confiadas. É usar sua inteligência e a capacidade de trabalho realizando tarefas que engrandeçam sua comunidade na área social...(educação, saúde e segurança). É verdadeiro compromisso de amor ao próximo.
Rotary é a experiência de homens unidos em companheirismo, descobrindo responsabilidade, otimismo, compromisso, doação, harmonia, trabalho coletivo...

VIVER ROTARY é TRANSFORMAR VIDAS
Ana Márcia, classificação Ensino Profissionalizante




Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

30ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 27/01/2014 a 03/02/2014

Saudemos o Pavilhão Nacional. 30ª Reunião ordinária, sob o encargo da Comissão de Projetos Humanitários.
Saudações.

Responda:
Quais são as responsabilidades da Comissão de Projetos Humanitários e as suas próprias, como Associado do eClub?
Como a comissão apoiará o plano estratégico do clube?
O eClub elaborou Plano Estratégico ?
Que tipos de projetos terão maior impacto na comunidade?
Que tipos de campanhas de captação de recursos podem assegurar as verbas necessárias aos projetos?
Como você poderia ajudar os membros da comissão a fazer um bom trabalho?
Quais são as metas anuais e de longo prazo da comissão?
Qual é o principal projeto do clube?
O projeto principal reflete a visão do clube?
Estudo de caso

Há mais de 10 anos, o principal projeto do clube apoia um programa de alfabetização nas
escolas da região. O presidente da Comissão de Serviços Internacionais identificou um
projeto no Sul da Ásia, no qual o Rotary Club da região está buscando recursos para ajudar
a montar uma sala em uma comunidade rural para treinar os professores quanto ao uso de
computador. O seu clube não tem verbas para financiar os dois projetos.

O que você faz?

Você organiza uma votação para decidir que projeto será escolhido?

Os associados são mais propensos a aceitar a ideia de uma nova iniciativa ou continuar com
o projeto pelo qual o clube é conhecido?



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

29ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 20/01/2014 a 27/01/2014

Desenvolvimento do Quadro Social
O Rotary International em números atuais engloba mais de 1,2 milhões de rotarianos, sócios de 32.300 Clubes. São 529 Distritos, em 168 países e 34 Regiões Geográficas, em números aproximados. 
No Brasil somos 50.500 rotarianos em 2300 Rotary Clubs e 38 Distritos. São esses rotarianos e seus clubes, que promovem o objetivo do Rotary, prestando serviços em comunidades em todo o mundo, e fomentando o companheirismo. 
Para que os Clubes possam continuar sua missão humanitária, eles precisam se dedicar ao desenvolvimento do quadro social, retenção, recrutamento de novos sócios e organização de novos clubes. 
Rotary Clubs eficazes evitam a saída do sócio e recrutam novos rotarianos de modo a aumentar a capacidade de prestação de serviço, oferecem apoio a Fundação Rotária e seus programas e formam novos e futuros líderes. Cabe a cada rotariano, apoiar e incentivar esforços no recrutamento de novos sócios. Só assim teremos presente o desenvolvimento do quadro social. 
Os Rotary Clubs e suas lideranças são responsáveis por motivar os sócios a apoiar ativamente o objetivo ou meta. É necessário que todos se unam e colaborem, pois com o desenvolvimento do quadro social os clubes do distrito poderão: 


a- Refletir a realidade de suas comunidades; 
b- Elaborar programas estimulantes que despertem o interesse dos sócios; 
c- Conduzir orientação de novos sócios; 
d- Criar um plano que trate de recrutamento e retenção; 
e- Oferecer orientação continuada para manter os sócios atualizados sobre Rotary; 
f- Buscar oportunidades de prestação de serviços que envolvam todos os sócios; 
g- Realizar as reuniões semanais em local e horários convenientes a todos os sócios; 
h- Promover através da mídia local os serviços prestados na comunidade. 

você vai apresentar candidatos ? Sim ou não ?


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

28ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 06/01/2014 a 13/01/2014

Virtualmente saudando o pavilhão nacional, damos início a reunião desta semana que está a cargo da comissão de administração.  Indo ao encontro do que foi apresentado na Conferencia Internacional de Rotary e também na assembléia do e-Club com o Governador, nosso clube efetuou testes e resolveu adotar a plataforma do Google para integrar as reuniões semanais.  Desta maneira, as reuniões poderão também ocorrer em tempo real com áudio e vídeo pelo programa Google Hangout, que precisará ser baixado e instalado no PC de acesso ao site do e-club (calma gente, os detalhes e instruções serão em breve disponibilizados para todos). Os ajustes se estenderão ainda à nossa página (website).  A grande mudança significativa é que todos deverão ter uma conta no gmail (da mesma forma que tivemos que fazer no Yahoo), a partir daí a coisa fluirá naturalmente com a devida supervisão e orientação do companheiro Douglas Enry e da participação dos companheiros Ricardo Spitz, diretor de TI e João Carlos, criador da página e arquivos. Nossa intenção é levantar e registrar quais os companheiros que já possuem conta no gmail e se pretendem aproveitá-las para uso nas reuniões do e-club.  Para aqueles que ainda não possuam e que deixem de se manifestar a tempo hábil, a menos que haja comunicação expressa contrária, a criação da conta com nome de usuário e senha de acesso (alterável) ficará por conta do próprio staff do clube envolvido nesta questão. Obviamente, este novo sistema será implementado gradualmente e em sincronismo com o abandono do atual sistema do yahoogrupos. Neste momento isto é só um embrião e qualquer sugestão ou comentário serão é muito apreciados.  Uma boa semana a todos, Mario Causer Ferreira, presidente interino da Comissão de Administração


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

27ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 06/01/2014 a 13/01/2014


Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 27ª reunião ordinária do período 2013/14.
Companheiros e companheiras, nessa primeira reunião de 2014 desejo a todos um ano de muitas alegrias.  Na primeira mensagem do ano, o Papa Francisco menciona as palavras de João Paulo II: “Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída com melhor qualidade de vida e com desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum”. Alegra-me ver que esses são os ideais de Rotary, e estamos todos unidos pelo mesmo pensamento.   Promoção da paz, prevenção de doenças, acesso a saneamento e água limpa, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento comunitário, além de bolsas de estudo e intercâmbios culturais, projetos de Rotary pelo mundo. Não é isso que se refere o papa? Então companheiros, nesse início de ano desejo que juntos trabalhemos pela paz e pelo desenvolvimento humano. Para finalizar peço que visitem o site fortalecer.into.saude.gov.br - Turma do Valente     e analisem, o projeto está pronto só querem uma parceria com o nosso clube para levar às escolas, creches, comunidades. Boa semana. Saudações rotárias. Stella Regina Pinho


Rotary e-Club do Distrito 4750,  Sul

26ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 23/12/2013 a 30/12/2013


Natal e Fim de Ano. Início ou Fim ?
Nascimento é início, algo que brota. Novas esperanças? Novos planos? Nova etapa? Fim de Ano, encerramento? Reflexão ?
Dia 25/12, comemoração. Mesa farta, troca de presentes, mas e o aniversariante? Foi convidado?  Foi lembrado?  Fim de Ano, despedida ao “velho” , saudação ao “novo”. Será que o que passou, passou? Na verdade cada dia, cada tempo nos tornam mais experientes . Nada inútil. Alegrias e tristezas  nos mostram a essência da vida. Nossa existência é como  uma vela. Acesa  irá iluminar todos ao nosso redor. Mas um dia se apagará. Agora ela está acesa, mas estará livre de obstáculos para irradiar luminosidade com toda intensidade ou está oculta sob o manto negro  do egoísmo do não compartilhamento ?Diletos companheiros e  companheiras, quanta sólida amizade nasceu do nosso compartilhamento. Dos nossos pequenos,  mas significativos,   projetos quantos sorrisos proporcionamos . E o Rotary, quanta esperança tem levado  a milhares de seres humanos. O Rotary é um imenso relógio. E sabemos que todas as peças  são importantes porque quando uma delas, por menor  que seja, falha, o relógio não funciona mais. Você meu companheiro, minha companheira, é a peça que faltava nessa nossa abençoada organização. Talvez não tenha a dimensão exata do seu trabalho, mas recomendo que leia o Livro “ Pulmão de Aço” . Trata-se do depoimento de uma brasileira. vítima da paralisia infantil aos 2 anos de idade e hoje, tetraplégica e respirando por aparelhos , passados por penosos 36 anos dentro do “Pulmão de Aço”  , mas ainda viva,  narra a sua emocionante história. Ah se não fosse pessoas como você. Como seria o mundo hoje? Como seriam as crianças da nossa família ?Que Deus recompense a cada um de vocês, por serem rotarianos participativos. E que o aniversariante do dia 25 esteja presente no lar de cada um, dia após dia, ano após ano.
Feliz 2014. JC


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

25ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 14/12/2013 a 21/12/2013

Saudemos o Pavilhão Nacional
F R - Subsídios
Subsídios Distritais - Os Subsídios Distritais são financiados pela F R exclusivamente através de alocações do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Cada distrito pode solicitar somente um Subsídio Distrital por ano rotário, para dar suporte a um ou mais projetos, usando até 50% de sua alocação SHARE, o que representa 50% das doações anuais do distrito de três anos atrás, além de quaisquer rendimentos do Fundo de Dotação-SHARE.
Subsídios Globais - Subsídios Globais são financiados pela F R através do Fundo Mundial e variam de US$15.000 a US$200.000. A F R equipara 50% das alocações em dinheiro de clubes e distritos e 100% das contribuições de FDUC. Todos os Subsídios Globais devem ter o orçamento mínimo de US$30.000.  A F R irá equiparar contribuições de não rotarianos a um determinado subsídio, contanto que não venham Termos e Condições de Subsídios Distritais e Globais da F R (dezembro de 2013) 8 de uma organização colaboradora ou de um dos beneficiários do projeto. Pelo menos 30% das contribuições a Subsídio Global que esteja financiando projeto humanitário devem vir de fora do país do projeto e do distrito anfitrião, embora os parceiros locais (anfitriões) também sejam incentivados a contribuir. O valor do subsídio não pode ser alterado depois de sua aprovação. Créditos de reconhecimento para obtenção de título de Companheiro Paul Harris são fornecidos somente por contribuições enviadas pelos parceiros à F R, e não por doações feitas diretamente ao projeto. É possível que contribuições enviadas antes da aprovação do subsídio não estejam disponíveis para uso no projeto em questão. Todas as contribuições a Subsídios Globais são consideradas doações irrevogáveis à F R e não serão reembolsadas



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

24ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 09/12/2013 a 14/12/2013

Saudemos virtualmente  o Pavilhão Nacional, - 24ª Reunião Ordinária do período 13/14 –a cargo da COMISSÃO DA  IMAGEM PÚBLICA DE ROTARY
Principais mensagens do Rotary:
Uma das melhores maneiras de promover o Rotary é falar sobre o clube e a organização. Você pode dar palestra a grupos de não rotarianos em eventos ligados a projetos e em outras ocasiões.
Prepare declarações concisas sobre o clube e o Rotary para divulgar na mídia e esteja preparado para responder à cada uma das seguintes perguntas em no máximo um minuto:
• O que é o Rotary? Quem são os rotarianos?
R:O Rotary é uma organização internacional de prestação de serviços humanitários. Rotarianos são líderes empresariais e profissionais que oferecem, por meio de serviços voluntários, vasto conhecimento e a determinação de aprimorar comunidades locais e no exterior em quase todos os países do mundo.
• O que o Rotary faz?

1) A principal meta do Rotary é a erradicação global da pólio.
O Rotary,em colaboração com a Organização Mundial da Saúde,Unicef,Fundação Bill e Melinda Gates e governos nacionais,está prestes a erradicar a poliomielite, tendo reduzido em mais de 99% o número de casos de pólio em todo o mundo desde 1985.

2) Os associados do Rotary contribuíram mais de US$1 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário para ajudar a imunizar mais de dois bilhões de crianças em 122 países.

3) O Rotary arrecadou mais de US$200 milhões para equiparar parte do subsídio de US$355 milhões oferecido pela Fundação Bill e Melinda Gates.

4) O Rotary é líder em resolução de problemas humanitários em todo o mundo. Saúde materno-infantil,recursos hídricos e saneamento,educação básica e alfabetização, e prevenção e tratamento de doenças estão entre as áreas de enfoque do Rotary.
Companheiros respondendo a perguntas sobre o Rotary em um minuto, assista aos vídeos “Rotary Minute” disponíveis no site www.youtube.com/playlist?list=PL7860D70E2AD5C7C6.
Fonte: ROTARY INTERNATIONAL. Manual da Comissão de Imagem pública. www.rotary.org/pt/document/4701‎.

Leonardo  F Kaltner



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

23ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 02/12/2013 a 09/12/2013

Após saudar virtualmente o Pavilhão Nacional, inicia-se a 23ª Reunião Ordinária do período 13/14 - COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO.                                                                                                             
Devemos ter como ponto de partida os objetivos e metas lançados pelo Presidente do Rotary International Ron D. Burton  na Conferência Internacional realizada em junho de 2013 ,em Lisboa. São desafios que começam pela retenção/manutenção dos atuais associados do e-Club, pois de nada valerá captar novos associados senão tivermos a capacidade de motivar e reter os companheiros do atual quadro associativo. Mas precisamos continuar crescendo, convidando e acolhendo novos companheiros. Apresento alguns quesitos extraídos do Manual da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo para serem respondidos ao longo dessa semana.  
1.- Como você poderá atrair novos associados?
 2. - Como você manterá os novos associados engajados no e-Club?  
3. - Quais as medidas de controle  que devem ser usadas para garantir que os novos associados sejam bem informados  e sintam-se parte do e-Club?
4. - Como você poderá ajudar os membros da Comissão a fazer um bom trabalho?
 Abraço
 Lily Gomes


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

22ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 25/11/2013 a 02/12/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 22ª reunião ordinária do período 2013/1
 - ADMINISTRAÇÂO –
 Comissão de Frequência
A comissão é responsável por ajudar o secretário a registrar a
presença dos associados e informá-los sobre os procedimentos para
recuperar frequência. Incentive o comparecimento através das
seguintes medidas:
• Cuide para que as reuniões sejam significativas e interessantes
• Designe associados para integrar as comissões ou executar tarefas
específicas
• Enfatize a importância de compensar as faltas
• Identifique os motivos pelos quais os associados faltam às reuniões
• Homenageie os associados que tenham índices exemplares de
comparecimento
Cancelamento do título de associado. O título de associado de um
rotariano pode ser cancelado por uma ou duas das razões a seguir,
exceto quando o conselho diretor do clube determinar o contrário:
• Deixar de efetuar pagamento das cotas per capita dentro de 30 dias
do prazo estipulado
• Deixar de comparecer a pelo menos 50% das reuniões semanais
(inclusive as faltas compensadas) de Rotary Club em cada semestre
do ano rotário
• Deixar de comparecer a pelo menos 30% das reuniões semanais do
seu próprio Rotary Club em cada semestre do ano rotário
• Deixar de comparecer, sem recuperar frequência, a quatro reuniões
consecutivas, sem a autorização do conselho diretor do clube
Relatórios de frequência. Com a colaboração do secretário do clube,
encaminhe ao governador relatórios mensais de frequência dentro
de 15 dias após a última reunião do mês. Clubes que não pertencem
a um distrito devem enviar seus relatórios de frequência ao Rotary
International.
Não inclua no cálculo de frequência do clube os dirigentes atuais do
RI nem os rotarianos de 65 anos ou mais dispensados da exigência de
freqüência, cuja soma da idade e do número de anos em que foram
associados de um ou mais clubes totalizar pelo menos 85 anos





Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

21ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 18/11/2013 a 25/11/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 21ª reunião ordinária do período 2013/14.

ESPAÇO DA PRESIDÊNCIA
Companheiros (as),  reforço a divulgação da campanha "Papai Noel dos CORREIOS”, bem lembrada pelo companheiro Leonardo e proponho que seja adotada como projeto de fim de ano do nosso clube, aguardo a manifestação de todos. Obras simples podem ser de grande significado. Segue mensagem do nosso 1º tesoureiro e noticio, quanto à secretaria, que as informações da Assembleia do dia 9 último serão publicadas dentro em breve. Saudações rotárias. Stella Regina Pinho.

ESPAÇO DA TESOURARIA
“Companheiros, a greve bancária prejudicou o pagamento de mensalidades junto ao nosso clube. Contudo, são poucos os nossos associados que se encontram com pequeno atraso. Encaminhei e-mail solicitando regularização da pendência e  parte já a efetuou. Muitas vezes as atribulações nossas do dia a dia fazem-nos cometer lapsos e, se deixarmos acumular pagamentos, o clube poderá também incorrer na inadimplência com os seus compromissos. Lembro que a conta para depósito é a de poupança, variação 96. Alguns fazem o crédito na conta corrente o que, estando aqui no Brasil corrijo facilmente, porém, como estarei no exterior, ficará difícil sua correção antes de janeiro. O balancete de dezembro só será publicado após 10 de janeiro.”

ESPAÇO DA SECRETARIA
Em resumo a relação dos eleitos na Assembleia realizada em 09 nov13
 ( Veja Ata na pasta ARQUIVOS – PALAVRAS DA PRESIDENTE)
Presidente 2014/2015-Alair Vieira Melo;
Presidente 2015/2016- Adriana Mattos ;
1ª Secretária Adriana Mattos:
2º  Secretário- Leonardo Kaltner:
1ºTesoureiro-Francisco Pereira da Silva;
2ª Tesoureira-Cleide Cardoso;
1º Diretor de  Protocolo- Mario Causer Ferreira ;
2º Diretora de  Protocolo-Marisa Gouveia Pereira da Silva ;
Diretor de TI - Douglas Enry Barreto Gomes;
Instrutor - Stella Regina Sandy Pinho.



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

19ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 04/10/2013 a 11/11/2013

Ao ler alguns ensaios sobre Paul Harris,ficou claro que seu objetivo inicial era reunir colegas em um ambiente informal de amizade,daí a primeira reunião de Paul,Silvester,Gus e Hiram em 23 de fevereiro de 1905.A ampliação do grupo e,a fundação do Rotary,deveu-se à filosofia de Paul Harris,na qual,somente a amizade permite a tolerância política e religiosa,para finalmente propiciar o servir.Outro atestado de nosso fundador de que a amizade era a pedra basilar de nossa instituição,foi quando juntamente com “Bonnie Jean” sua esposa,batizaram o bairro de Morgan Park onde moravam em Chicago,com o nome de Comely Bank (Ribanceira Graciosa),e chamaram a sua casa de “clube das conversas”,pelas frequentes reuniões que promoviam recebendo amigos.Aí era frequentador assíduo Silvester Schiele,amigo inseparável e que morava próximo,tendo a separá-los um bosque de carvalhos.Na trilha percorrida por eles era fácil identificar as marcas de seus sapatos,daí este recanto ficou conhecido como o “Bosque da amizade”.
A preocupação de Paul Harris com amizade se consubstancia neste seu pensamento “Deus permitiu que minha visão fosse curta para as imperfeições dos homens e das nações,e aguda para as suas virtudes”.
Como dei a entender,o individualismo é a grande barreira que precisamos transpor para sermos rotarianos.Por sua causa,não conseguimos desenvolver o real companheirismo (amizade) dentro de nossos clubes e entre os clubes de Rotary.
Para evitar a evasão do Rotary,aumentar a frequência e o servir,só vejo uma saída,exercitar o companheirismo por todos os meios.
Como somos átomos,os sentimentos de amizade vivem em nosso núcleo,precisamos promover explosão nucleares e fazer com que eles se irradiem em nossos clubes e distritos,pois só assim poderemos transformar os sócios de Rotary,em verdadeiros rotarianos.
Júlio Jorge D’Albuquerque Lóssio

Governador 2006-07 – D.4490



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

18ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 28/10/2013 a 04/11/2013

Meus caros companheiros,
Ultimamente andei pesquisando (e aprendendo) sobre procedimentos para admissão de novos associados e descobri que uma das premissas era apresentar Rotary ao candidato. Como somos um “novo” tipo de Rotary Club, achei que deveria traçar um comparativo entre os clubes tradicionais e os e-clubs, foi então que me deparei com a definição de e-club que gostaria de compartilhar com todos os companheiros de modo a fundamentar o discurso mediante uma situação de aumento de quadro social.
Após seis anos de testes, em 2010 os e-Clubs foram oficialmente aprovados pelo RI.  Esta proposta veio ao encontro daqueles profissionais que, impossibilitados de comparecer a uma reunião semanal pessoalmente, passaram então a opção de encontros pela internet, a exemplo das redes sociais. Essencialmente os e-Clubs são iguais aos demais RCs: realizam projetos humanitários, apóiam a Fundação Rotária, aproveitam o companheirismo e seguem as mesmas diretrizes e procedimentos Rotários.
A principal diferença está no formato da reunião ordinária, que se realiza exclusivamente pela internet e tem duração de uma semana, flexibilizando a presença dos associados. Outro aspecto peculiar é a possibilidade de admissão de companheiros de qualquer região, país ou área geográfica onde o Rotary está presente. No entanto alguns requisitos devem ser observados, como website próprio, áreas privadas, e sistema on-line para coleta das cotas.  Cada distrito rotário pode acomodar até dois e-Clubs e qualquer rotariano pode recuperar on-line as reuniões perdidas simplesmente acessando a  página de um e-club.Como ninguém é detentor da verdade, seria muito interessante ouvir as opiniões dos companheiros quanto a definição acima.
Uma boa semana a todos.
Instrutor Rotário.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

16ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 14/10/2013 a 21/10/2013

Ao iniciarmos esta 16ª reunião, saudemos simbolicamente o Pavilhão Nacional. Quando do início deste período rotário 2013/14, em atendimento ao planejamento elaborado pela Presidente Stella, lançamos o projeto de arrecadação  de R$100,00 de cada associado, valor a  ser  destinado à Fundação Rotária, com a complementação de recursos do clube até que se obtivesse U$100,00 por doador,  para que, quando da visita do Governador Luiz Spitz ao nosso clube, o que se deu em setembro último, demonstrássemos na prática o nosso entendimento do que representa a Fundação Rotária para o Rotary International e sua importância para os projetos desenvolvidos pelos clubes. Assim foi feito e conseguimos  a adesão de 12 associados a seguir nominados: Adriana, Alair, Ana Márcia, Douglas, Eliane (Lily), Francisco, José de Souza, Marisa, Saulo, Stella, Suhiana e Victor.  Em agosto, vide balancete em “arquivos”, consta o valor total remetido à Fundação. Mas o projeto não findou. Vamos estabelecer como data limite 30 de abril. Quem sabe quando da Conferência Distrital possamos ter novos doadores ? Assim, aos demais companheiros que quiserem e puderem dele participar peço apenas que me informem de sua intenção para efeito de controle e posterior envio dos valores doados, lembrando que as doações são de R$100,00 podendo ser em duas parcelas, com o clube completando no mês da remessa os U$100,00 de cada companheiro. Seria utopia pensar que todos os associados participassem deste projeto ? Eu prefiro chamar de ESPERANÇA. Com entusiasmo envio Saudações Rotárias. Francisco Pereira da Silva.      

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

15ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 07/10/2013 a 14/10/2013



Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, abrimos a 15a. Reunião Ordinária do período rotário 2013/2014, cujo tema é a Comissão de Imagem Pública.

Segundo a definição do Manual da Comissão de Imagem Pública (ROTARY, 2013, p. 3), temos que:

“A função da Comissão de Imagem Pública é levar ao público informações sobre o Rotary e divulgar os projetos humanitários e as atividades do clube. Empenhos eficazes de promoção da imagem pública contribuem para que comunidades em todo o mundo saibam que o Rotary é uma organização respeitável que atende a necessidades humanitárias prementes. Uma imagem pública  positiva motiva os associados a participar e desperta o interesse de rotarianos potenciais. São responsabilidades da comissão:

• Estabelecer metas para a comissão, visando ajudar no alcance das
metas anuais do clube.
• Familiarizar-se com os recursos de imagem pública do RI.
• Divulgar as atividades e projetos do clube aos associados, à mídia e
à comunidade.
• Compreender os componentes de promoção da imagem pública que
ajudarão a divulgar o Rotary localmente.
• Conhecer as principais mensagens do Rotary e ser capaz de
transmití-las eficazmente ao público.
• Ajudar a Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo a
recrutar novos associados”.

Fonte: ROTARY INTERNATIONAL. Manual da Comissão de Imagem Pública. Disponível em: https:// www.rotary.org/pt/document/537 último acesso em 05.10.2013.

Saudações Rotárias,
Comissão de Imagem Pública (2013/2014)

Rotary e-Club Sul 4750.





Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

13ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 23/09/2013 a 30/09/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 13ª reunião ordinária do período 2013/14.

Queridos amigos do E-Club 4750 Sul:
            Com imenso prazer, para mim e para Denise, estivemos juntos neste sábado, 21 de setembro de 2013, na cidade de Niterói.
            Foi o momento de nos conhecer pessoalmente e darmos início a um relacionamento, que acredito, será muito importante e benéfico para o Distrito 4.750.
            Compartilhamos idéias, visualizamos projetos, compreendemos melhor o que é Rotary e quais os fins a que se destina.
            O E-Club 4750 -Sul é a grande esperança de Rotary para aqueles que não podem participar pessoalmente de uma reunião rotária tradicional, mas nos traz a vantagem de podermos partilhar projetos nos mais variados lugares, pois a localização diferenciada de seus associados nos abre um leque enorme de possibilidades.
            O E-Club 4750- Sul é a grande esperança do Distrito 4.750 para, não só mantermos ativos associados em idade já avançada, mas também, para trazermos ao ceio rotário os jovens que estão iniciando suas vidas profissionais e familiar, impossibilitando sua presença em reuniões presenciais.
            Parabéns companheiros !  Continuem no trabalho em prol de nossas comunidades e acreditem ...  “VIVER ROTARY ... TRANSFORMAR VIDAS !
            Abraços, do companheiro

                                                                       Luiz Oscar Valadão Spitz
                                                                       Governador 2013-2014

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

12ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 16/09/2013 a 23/09/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 12ª reunião ordinária do período 2013/14.
Companheiros e companheiras,
no próximo sábado (21/09/13) acontecerá a assembléia presencial e visita do governador Spitz ao nosso clube, às 10:30h no anexo da Casa da Amizade, todos devemos comparecer, o governador só realiza a assembléia com 60% dos associados. A reunião após será para o governador nos dirigir umas palavras, por isso haverá uma mudança em nosso calendário, ficando a comissão DQA para dia 30/09 e assim por diante. Até o momento tivemos apenas dois projetos que estarão a partir de hoje na aba “arquivos” para apreciação de todos. Aguardaremos mais projetos até o término do mês, quando será escolhido por votação qual será trabalhado por nosso clube. Companheiros (as) me permito, nesse momento, pedir a todos que façamos uma corrente de orações pela Cidinha, esposa do companheiro honorário e mentor de nosso clube João Carlos, que sua cirurgia seja tranqüila e abençoada por Deus. Rotary é antes de tudo uma grande família e estamos juntos nesse momento. Muito obrigada. Boa semana a todos. Stella Regina Pinho

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

11ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 09/08/2013 a 16/09/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 11ª reunião  ordinária do período 2013/14.
Companheiros e companheiras,
após a nossa participação no Mc dia feliz, vamos dar continuidade aos projetos. Nesse momento peço aos companheiros que durante essa semana exponham seus projetos para a escolha, através de votação, de qual será o próximo realizado pelo nosso clube. Nessa exposição deverão ser informados o objetivo e conseqüência do projeto, bem como quem será beneficiado e a verba necessária. O projeto escolhido será desenvolvido no mês de outubro. Lembro à todos que no próximo dia 21 acontecerá a Assembléia e a visita do governador Spitz ao nosso clube, será no anexo da Casa da Amizade às 10:30h, é muito importante a presença de todos. Nessa data serão entregues os distintivos de contribuinte Paul Haris adquiridos pelo projeto de doação à Fundação Rotária, numa parceria do clube com os associados. Peço aos que não enviaram seus dados para o companheiro Mário Causer, que o façam pois precisamos fazer nossa nominata virtual e atualizar o site. Saudações Rotarias. Stella Regina Pinho.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

10ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 02/08/2013 a 09/09/2013


Saudemos o Pavilhão Nacional.na  10ª reunião  a cargo da Comissão de Companheirismo
Companheiros,
dediquem alguns segundos para recordar suas principais conquistas pessoais e sociais.
Agora, imagino que todos pensem que há muito o que perder se não for feito algo para perpetuar e ampliar essas conquistas.
E é da mesma forma que devem pensam os demais Rotarianos quanto a instituição. As conquistas e programas do Rotary estão em jogo, pois uma nova geração precisará criar, adaptar e dar continuidade ao trabalho que fazemos. Mas essa tarefa não é fácil. É preciso manter os pés no chão pois a sociedade nem sempre é capaz de formar pessoas com senso de consciência cívica.
Companheiros, o mundo está passando por grandes mudanças, principalmente nas formas de comunicação e relacionamento social. Nós, como membros do E-club somos parte dessa iniciativa, talvez o pontapé inicial dessa mudança de relacionamento com as gerações que estão por vir. Sendo assim, é nosso papel pesquisar, debater e entender essa mudança para viabilizar e apoiar meios para que as novas gerações de liderança estejam familiarizadas, estimuladas e preparadas a fazer "mais do que fazemos hoje" após a passagem do bastão.
No mundo, o Rotary desenvolve ações que favorecem o desenvolvimento dessas lideranças, são programas bilaterais (relação ganha-ganha) que tratamos como Investimento no futuro do Rotary.
Conheça mais sobre esses investimentos em: http://vimeo.com/28457559
(Colaboração do Companheiro Douglas Enry )


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

9ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 26/08/2013 a 02/09/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 9ª Reunião do período 2013-14 que esta semana está a cargo do Instrutor Rotário.
Dedicar uma reunião semanal à instrução rotária é uma das inovações introduzidas pela Presidente Stella Pinho e confesso que fiquei apreensivo quando solicitado a ocupar a função. Para ser instrutor de qualquer coisa é preciso ter conhecimento e estudar bastante sobre o assunto. Mesmo já tendo sido rotariano anteriormente, considero meus conhecimentos rotários como básicos, assim sendo a única alternativa é estudar. Já tinha noção disto quando assumi o cargo e considerei que seria uma ótima oportunidade para aprender e poder repassar este aprendizado. No caso particular de nosso e-club, que apesar de ser uma novidade, agrega rotarianos com ampla experiência e conhecimentos rotários, a importância, a dificuldade de passar instrução rotária aumenta exponencialmente. Talvez este seja o motivo que me levou a fazer esta Instrução Rotária de maneira pouco ortodoxa e simplificada. Lembro-me que a primeira instrução rotária que recebi de meu saudoso padrinho José Danir antes de ingressar em Rotary foi: As principais obrigações do Rotariano são Pagar e Freqüentar. Nunca achei qualquer documento explicitando isto de maneira tão simples e direta, mas sempre que penso nesta frase me dou conta que este é o princípio, a partir daí o resto vem como conseqüência.
Lembrem-se, SÃO OBRIGAÇÕES BÁSICAS DO ROTARIANO PAGAR E FREQUENTAR.
Uma boa semana a todos
Mario Causer Ferreira – Instrutor 2013/14


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
8ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 19/08/2013 a 26/08/2013

Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 8ª reunião ordinária do período 2013/14.
        O companheirismo por definição está associado à: lealdade entre duas ou mais pessoas que se dispõe a caminhar juntas, cumplicidade, fidelidade, lutar pelo mesmo propósito, andar juntas na mesma direção, almejando o mesmo sonho, o mesmo alvo, confiança, respeito e união.
        Nosso clube está no meio tecnológico e isso nos facilita a interação uns com os outros quando utilizamos ferramentas que nos ajudarão a juntar ideias para colocarmos em prática.
        Sabemos que muitas ideias surgem através de conversas informais que acabam sendo aprimoradas e se tornando projetos bem sucedidos.
 Por todo o mundo, a rede social mais usada é o Facebook e o Skype. Podemos através desses aplicativos encurtar nossos caminhos e agilizarmos nossas conversas.
O grupo do Yahoo é nossa ferramenta máster, onde TODO devem participar das reuniões e trazer novas ideias, contudo, o Skype é uma ferramenta pela qual podemos melhorar o companheirismo e agilizarmos processos futuros como as vídeo conferências.
Sugiro que TODOS do nosso clube tenham e que divulguem esta ideia em outros clubes também.
O Skype, depois de instalado, interage com o MSN e o Facebook.
Segue abaixo o link para baixar e ler sobre o aplicativo:
http://www.baixaki.com.br/download/skype.htm
Espero que gostem. Usem bastante para novas ideias surgirem e laços de amizade se estreitar.
Abraço a todos.
Ricardo Bellas Spitz


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
7ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 12/08/2013 a 19/08/2013
Saudemos o Pavilhão Nacional, na abertura da 7ª reunião, hoje a cargo da Comissão da Fundação Rotária
Fundação Rotária -  Áreas de enfoque
O s curadores da Fundação Rotária identificaram seis áreas de enfoque para o novo modelo de outorga de subsídios. Estas áreas estão relacionadas a grandes problemas humanitários que os rotarianos procuram resolver em todo o mundo e têm o objetivo de alinhar as atividades do Rotary a outras iniciativas de desenvolvimento internacional, além de promover a Missão da Fundação Rotária.
Para pedir subsídios a partir do ano rotário 2013-14, leia estas informações.
Declarações de Propósitos e Metas
Para cada uma das seis áreas de enfoque há uma declaração de propósito e metas específicas. A Fundação vai se basear nas metas para determinar: 
Projetos e atividades de Subsídios Pré-definidos
Possíveis parceiros estratégicos para Subsídios Pré-definidos
Critérios de avaliação para Subsídios Globais
Sistema para medir os resultados de todos os projetos de Subsídios Globais
Faça o download das diretrizes para elaborar atividades e projetos na fase piloto do Visão de Futuro alinhados às áreas de enfoque.
Áreas de enfoque
1. Paz e prevenção/resolução de conflitos
2. Prevenção e tratamento de doenças
3. Recursos hídricos e saneamento
4. Saúde materno-infantil
5. Educação básica e alfabetização
6. Desenvolvimento econômico e comunitário
Paz e prevenção/resolução de conflitos
A Fundação Rotária capacita rotarianos a atuar na área de paz e prevenção/resolução de conflitos ao:
1. Treinar líderes, inclusive jovens, para prevenir e mediar conflitos
2. Apoiar atividades de paz em comunidades e regiões afetadas por conflitos
3. Apoiar estudos ligados à paz e resolução de conflitos
Prevenção e tratamento de doenças
A Fundação Rotária capacita rotarianos a prevenir doenças e promover a saúde ao:
1. Melhorar a capacitação de funcionários locais da área de saúde
2. Promover programas de prevenção para limitar o alastramento de doenças transmissíveis e reduzir a incidência e as complicações causadas por doenças não transmissíveis
3. Aprimorar a infraestrutura de saúde de comunidades locais
4. Informar e mobilizar comunidades de forma a evitar a disseminação de doenças
5. Prevenir deficiência física resultante de doenças ou ferimentos
6. Apoiar estudos ligados à prevenção e ao tratamento de doenças
Recursos hídricos e saneamento
A Fundação Rotária capacita rotarianos a atuar na área de recursos hídricos e saneamento ao:
1. Promover acesso de todos os membros da comunidade à água potável, saneamento básico e higiene 
2. Fortalecer a habilidade das comunidades carentes para que desenvolvam, financiem e mantenham sistemas de água e saneamento
3. Informar as comunidades sobre a importância de saneamento básico, consumo de água limpa e hábitos de higiene 
4. Apoiar estudos ligados a recursos hídricos e saneamento 
Saúde materno-infantil
A Fundação Rotária capacita rotarianos a atuar na área de saúde materno-infantil ao: 
1. Reduzir a taxa de mortalidade infantil de crianças de menos de cinco anos
2. Reduzir a taxa de mortalidade materna
3. Facilitar o acesso a atendimento e tratamento médico essencial para mães e filhos
4. Apoiar estudos ligados à saúde materno-infantil
Educação básica e alfabetização   
A Fundação Rotária capacita rotarianos a atuar para que as pessoas tenham acesso contínuo à educação básica e alfabetização ao: 
1. Fortalecer a capacidade das comunidades de fornecerem educação básica e alfabetização 
2. Aumentar as taxas de alfabetização entre adultos
3. Reduzir a disparidade entre os sexos no acesso à educação
4. Apoiar estudos ligados à educação básica e alfabetização
Desenvolvimento econômico e comunitário
A Fundação Rotária capacita rotarianos a atuar na área de desenvolvimento econômico e comunitário através de investimentos no futuro das pessoas, criando melhorias sustentáveis, mensuráveis e duradouras em suas vidas e em comunidades ao:
1. Capacitar empresários, líderes comunitários, organizações locais e redes comunitárias para que promovam desenvolvimento econômico em comunidades carentes
2. Desenvolver oportunidades de trabalho produtivo
3. Reduzir o nível de pobreza nas comunidades 
4. Apoiar estudos ligados a desenvolvimento econômico e comunitário


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
6ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 05/07/2013 a 12/08/2013
Saudemos o Pavilhão Nacional, na abertura da 6ªreunião, hoje a cargo da Comissão da Imagem Pública do Rotary
Promoção da imagem pública

T odo rotariano é responsável por promover a imagem pública do RI em sua comunidade. A Comissão Distrital de Imagem Pública (antiga Comissão de Relações Públicas) apoia tais iniciativas promovendo o Rotary ao público externo, como mídia, líderes comunitários e beneficiários de programas do RI, e trabalhando com voluntários, doadores e associados potenciais. 
Incentive os clubes a usarem recursos de promoção da imagem pública Uma variedade de recursos para ajudar distritos e clubes a promoverem a imagem pública do Rotary estão disponíveis na seção de Relações Públicas do site do RI, inclusive dicas de como escrever comunicados e trabalhar com a mídia. Os distritos devem incentivar os associados a assinarem o Rotary PR Tips, boletim on-line que traz as melhores práticas para promover o Rotary na comunidade.
Visite o Media Center do Rotary para ver e baixar materiais multimídia, como vídeos, fotografias em alta resolução, anúncios para rádio e links para as páginas do RI nas redes sociais. Compartilhe o link do media center (www.rotary.org/mediacenter) com outros líderes distritais, membros da Comissão de Imagem Pública e a mídia local.
É essencial que os líderes distritais conheçam os recursos disponíveis para ajudar a promover a imagem pública do Rotary localmente. Contate o coordenador da imagem pública do Rotary (CIPR) para saber como adaptar estes materiais à sua região.
Vejam o site:
http://www.rotary.org/pt/Members/RunningAClub/InformingTheCommunity/Pages/rotaryads.aspx
Saudações Rotárias

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
5ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 29/07/2013 a 05/08/2013

Saudemos o Pavilhão Nacional, na abertura da 5ªreunião, hoje a cargo da Comissão de Serviços HumanitáriosU m projeto eficaz envolve planejamento, implementação e avaliação. As melhores práticas apresentadas nesta página podem ser aplicadas em qualquer tipo de iniciativa. Para mais detalhes, leia Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos.  Faça uma avaliação da comunidade
O primeiro passo é identificar as necessidades e recursos da comunidade. Isto o ajudará a descobrir oportunidades relevantes para implementação de projetos e evitará a repetição de iniciativas já realizadas. Pesquisas, inventários de ativos e grupos de enfoque podem revelar informações essenciais que o auxiliarão a definir um objetivo para o projeto e caminhar na direção certa ao iniciar o processo de planejamento.
Leia mais sobre avaliação das necessidades da comunidade.
Planeje seu projeto Um bom planejamento o ajudará a administrar os recursos do clube, identificar possíveis problemas e avaliar o sucesso do projeto. Algumas dicas:  Forme uma Comissão de Projetos Humanitários. Este grupo (uma das cinco comissões permanentes recomendadas no Plano de Liderança de Clube ) supervisiona os projetos do clube e motiva os rotarianos a encontrarem novas oportunidades para servir.
Crie metas e um plano de trabalho. As metas o ajudarão a definir a dimensão do projeto e a medir seu sucesso. Depois de criar metas mensuráveis, elabore um plano de trabalho com todas as tarefas necessárias ao alcance dos objetivos.
Faça um orçamento.  Crie um orçamento detalhado com base no plano de trabalho. Seja realista sobre as despesas e custos, zelando pela transparência financeira em todos os aspectos do projeto.
Divulgue seu projeto Uma campanha eficaz de promoção da imagem pública ajuda a ilustrar a visão do clube para o projeto, recrutar voluntários, solicitar doações e iniciar parcerias. Ao lançar a iniciativa, enfatize sua relevância e, durante sua implementação, continue promovendo esta mensagem. A divulgação do projeto também contribui para aumentar a credibilidade e visibilidade do clube na comunidade.  Saudações Rotárias
  
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
4ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 22/07/2013 a 29/07/2013


Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a    3ª reunião  ordinária do período 2013/14.
Companheiros(as)
Aproveito essa oportunidade para divulgar o nosso primeiro trabalho desse período, dando início ao nosso projeto de divulgar Rotary e  o e-club. Nosso clube irá participar do Mc Dia Feliz , no dia 31/08/13, no Mc Donald de São Francisco em Niterói, estaremos vendendo os tickets antecipadamente e no dia, a venda reverterá integralmente para a obra da Casa Ronald Mc Donald, que apóia crianças portadoras de neoplasias, vindas de todo o Brasil para tratamento no Rio de Janeiro. Conto com todos os companheiros e suas famílias. Será um momento de serviço e companheirismo.
Podem acessar o site www.casaronald.org.br  e saber mais sobre essa magnífica obra que conta com o apoio dos Rotary Club do Rio de Janeiro.


Preciso que os que desejarem participar me confirmem durante essa semana para a confecção das camisas.
Saudações rotárias
Stella Regina Pinho 
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
3ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 15/07/2013 a 22/07/2013

Saudemos o Pavilhão Nacional, na abertura da 3ªreunião, hoje a cargo da Comissão de Administração.
No decorrer da rica história da organização, os rotarianos sempre procuraram Dar de Si Antes de Pensar em Si. As Avenidas de Serviço do Rotary formam a pedra angular de todas as atividades do Rotary Clube.
•             Pelos Serviços Internos nós nos divertimos, fazemos amizades e garantimos o bom funcionamento do clube.
•             Pelos Serviços Profissionais voluntariamos nosso conhecimento profissional para ajudar outras pessoas, promovendo integridade em tudo o que fazemos.
•             Pelos Serviços à Comunidade tratamos necessidades locais e trabalhamos com nossa comunidade em melhorias duradouras.
•             Pelos Serviços Internacionais atendemos necessidades humanitárias no mundo todo e promovemos paz e compreensão mundial.
•             Pelos Serviços às Novas Gerações trabalhamos com os jovens e os ajudamos a se tornar a próxima geração bem-sucedida de líderes, visionários e arquitetos da paz.
Envolva-se!
•             Pesquise sobre a história rotária e aprenda mais sobre o assunto
www.rotary.org/pt/AboutUs/History/Pages/ridefault.aspx
Conheça o trabalho do Rotary com outras organizações
www.rotary.org/pt/AboutUs/RotaryInternational/WhoWeWorkWith/Pages/ridefault.aspx


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
2ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 08/07/2013 a 15/07/2013
                      PALAVRAS DA PRESIDENTE 
Em virtude da extensa pauta da presente semana, onde nossa Presidente Stella Regina apresenta a constituição do Conselho Diretor, das Comissões Permanentes, do Conselho Fiscal,da programação para o período 2014 e do Calendário de visita oficiais do Governador Spitz, o presente espaço não é suficiente para conter todas as informações acima , portanto, recomendamos aos companheiros e companheiras que abram os arquivos que se encontram na aba "ARQUIVOS , na pasta " PALAVRAS DA PRESIDENTE 2013-2014. Saudações Rotárias João Carlos de Carvalho - secretário executivo


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
1ª Reunião ordinária – 2013-2014 – Semana de 01/07/2013 a 08/07/2013
Na tribuna virtual Stella Regina Pinho, associada fundadora, classificação enfermagem.
Peço licença ao companheiro Mário Causer, presidente da Comissão de Administração, para transformar esta reunião em assembleia e colocar em apreciação o orçamento para o período 2013/2014, que encontra-se disponível em “arquivos – tesouraria “, aguardando a aprovação dos companheiros.

Recomendo que vejam a mensagem do nosso Presidente de RI - RON D. BURTON e o novo lema que irá nortear nosso período rotário.

www.rotary.org/ridocuments/pt_pdf/900pt13.pdf

Também convidar a todos as companheiras e companheiros para nossa reunião presencial de posse do novo Conselho, no próximo sábado, dia 06 , as 11h, na Casa da Amizade de Niterói. 
Logo após teremos um almoço de confraternização , oportunidade ideal para consolidar o companheirismo e a amizade entre todos nós.

Em resumo é importante que cada associado se manifeste favorável ou não ou proponha alterações no orçamento publicado. Também , para melhor preparação do local da reunião e reserva do restaurante, solicitamos que cada um confirme a presença, de preferência até quarta feira, para que possamos fazê-la em tempo hábil.

Saudações rotárias.

Stella Regina
Presidente 2013-2014