reuniões 2011/2012


REUNIÕES PERÍODO 2011 - 2012



Rotary e-Club do Distrito 4750, SuL




34ª Reunião ordinária  - Semana de 02/06/2012 a 09/07/2012



34ª Reunião – NOVO PERÍODO ROTÁRIO – Saudação ao Pavilhão Nacional – Com a palavra o Presidente de RI 2012-2013 - SAKUJI TANAKA
“Aos rotarianos do distrito 4750
Prezado(a) rotariano(a),
O Rotary tem sido parte de minha vida por muitos anos. Eu me tornei rotariano quase que por acidente, pois eu não sabia nada a respeito do Rotary quando fui convidado para me associar, mas por respeito à pessoa que me convidou, aceitei.

Agora eu vejo que Dar de Si Antes de Pensar em Si é um estilo de vida. Significa que nenhuma pessoa é capaz de viver sozinha, e que sempre formamos uma comunidade; em casa, na escola, no trabalho e em nossos países, e compartilhamos nossas vidas com os outros.

É humano e natural o desejo de compartilharmos nossas vidas. Estando contentes ou tristes, desfrutando do sucesso ou enfrentando dificuldades, nos conforta saber que temos pessoas por perto. Por mais que queiramos outras pessoas perto de nós, cada um de nós possui uma razão para estar ao lado de outros.

Ao servir nossas comunidades, quando ensinamos alguém uma habilidade, como pintar uma casa ou participar dos Dias Nacionais de Imunização, nos tornamos mais envolvidos em nossas comunidades, nos conectamos com os outros e nos doamos mais.

E fazendo isso, trabalhamos para alcançar nossa meta de um mundo com mais felicidade, satisfação e paz.

Desejo a todos vocês o melhor em seus serviços rotários, e espero que possamos construir juntos, um ano de Paz Através do Servir.

Rotariamente,
SAKUJI TANAKA”
Presidente 2012–13



Rotary e-Club do Distrito 4750, Su







33ª Reunião ordinária – Semana de 25/06/2012 a 02/07/2012



 Companheiros, esta nossa 33ª reunião deveria abordar assuntos relacionados à Fundação Rotária, contudo, ad referendum do Pres. Olney, por tratar-se da última deste período rotário, quero parabenizá-lo pela sua excelente Presidência, bem como aos demais componentes da sua Diretoria pelos trabalhos realizados neste primeiro ano de existência do nosso e-clube. Outrossim, como Tesoureiro do próximo período, desejo fazer alguns pedidos e prestar algumas informações, a saber: a partir do dia 1º de julho todo e qualquer recebimento/pagamento (mensalidades, ainda que referentes ao período que ora se finda/per-capita de RI e da Governadoria e outros a serem efetuados pelo nosso e-clube) estarão a meu cargo. Assim, venho solicitar ao José Genildo - atual Tesoureiro -, que encaminhe para o meu e-mail (xikosilva@terra.com.br) a relação dos associados e respectivos números identificadores de depósito, a transferência de saldo porventura existente, a situação de pagamento de mensalidade de cada associado e, se for o caso, relatório de RI para cálculo e pagamento de per-capita a ser paga em julho vindouro. A todos eu solicito que paguem pontualmente as suas mensalidades (se possível, até o dia 10 do mês a que se referirem). Como este ano teremos que pagar todas as parcelas da Governadoria (neste período só pagamos as do 2º período rotário) e considerando o aumento do valor do dólar, informo que o valor da mensalidade será reajustado para R$50,00 (favor acrescentar os centavos identificadores). Os créditos passarão a ser efetuados a favor de Francisco Pereira da Silva, banco 001, agência 4690-6, conta 3.477.161-1. Conto com a compreensão de todos..

Vejam o vídeo abaixo sobre a Fundação Rotária


Saudações Rotárias. Francisco Pereira da Silva




Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

32ª Reunião ordinária – Semana de 18/06/2012 a 25/06/2012



              Boa noite Companheiros!!! Saudemos o Pavilhão Nacional. Dando início a 32ª reunião ordinária que está a cargo da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social.
              Na última reunião realizada pela Comissão de Prestação de Serviços, foi muito bem colocado fazermos levantamento do que as comunidades, próximas a nós, necessitam.
              E isto por que?
              Porque, no momento que começarmos a nos programar e fizermos projetos para alcançar o objetivo do Rotary, “o ideal de servir”, nós Rotarianos, estaremos nos empenhando para a melhoria de qualidade de vida destas pessoas.
              E como isto pode desenvolver nosso quadro social?
             No momento que nos cotizarmos para ajudar com nossas qualificações pessoais profissionais, com nossos recursos, ao mesmo tempo, também podemos convidar um amigo, ou conhecido para nos ajudar nesta tarefa e mostrar como o Rotary funciona, e assim, fazê-lo se interessar em se engajar, além de, procurarmos parceria com outros clubes para que os projetos idealizados possam ter um alcance maior.
           O que temos que compreender que, convidando pessoas a conhecer o Rotary, estaremos compartilhando o Rotary, e assim, tentando expandir nosso quadro social, trazendo pessoas capacitadas e com sangue novo, com novas idéias para que os clubes possam suprir as necessidades dos habitantes daquele território.
            E mais, isso será extremamente benéfico para todos nós, interessados, pois cada pessoa com atividades distintas e que se juntam a nós, contribuem para o alcance de uma sociedade melhor, pois estaremos projetando o Rotary, com o nosso companheirismo, alcançando o sucesso.










Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



31ª Reunião ordinária – Semana de 11/06/2012 a 18/06/2012


      Saudemos o Pavilhão Nacional. Inicia-se a 31ª reunião ordinária. A reunião dessa semana está a cargo da Comissão de Prestação de Serviços.
Pergunta-se:
1.-Como trabalha a Comissão de Projetos de Prestação de Serviços?
É a comissão que estuda a comunidade e procura fazer projetos para o atendimento de suas necessidades.  Estimula também a existência de projetos ligados aos serviços profissionais e a atividades internacionais.
Os projetos devem ser elaborados levando-se em conta os recursos que serão necessários e como provê-los.  Os recursos não só de caráter financeiro, também de pessoal e material.
Muitos desses projetos, para serem mais eficazes, devem ter o apoio de parceiros.
Às vezes, o projeto já existe, de iniciativa de uma instituição. Entraremos, levando nossa experiência, nossos recursos.
Os projetos, principalmente com parcerias bem feitas, contribuem decisivamente para a imagem pública do Rotary.
2.    Qual a importância das parcerias?
É muito comum ao ser humano, achar que pode fazer tudo sozinho.  Que assim terá uma projeção maior.
As instituições funcionam da mesma maneira.  O Rotary também.
No desejo de projetar o Rotary, instituição que valorizamos, com muita razão, queremos fazer tudo sozinhos e não olhamos para os lados, onde existem outros que desejam  ou já estão tentando fazer a mesma coisa. Se unirmos forças, valorizando o parceiro, estaremos projetando muito mais o Rotary do que se fizéssemos sozinhos.
Portanto, cabe a cada companheiro do e-club tomar a iniciativa de levantar os problemas da comunidade ao seu redor e propor ações efetivas para a prestação de serviços à comunidade, convidando os companheiros para o engajamento e,  por sugestão de RI,  envolver principalmente  as novas gerações nessas ações.
 Procedendo dessa forma estaremos com mais condições de ter êxito em nossos projetos.
Vejam o arquivo : COMUNIDADES EM AÇÃO.


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

30ª Reunião ordinária – Semana de 04/06/2012 a 11/06/2012
Saudações ao Pavilhão.O tema do Rotary que está mais em evidência atualmente, é a imagem pública.Precisamos levar  informações sobre o Rotary à mídia.Quando um Rotary Club possui imagem positiva junto a sua comunidade,seus sócios são motivados a ser atuantes e rotarianos potenciais se sentem atraídos pelo Rotary.Maneiras de promover? Patrocinar eventos especiais como: maratonas, gincanas culturais, atividades de reciclagem de materiais ou iniciativas para arrecadar fundos.Incentivar o uso de distintivos pelos sócios.Realizar projetos e palestras nas escolas.Conseguir patrocínio para ajudar instituições beneficentes.Divulgar  o clube em jornais, revistas, rádios, sites, blogs,etc.Comemorar o Dia do Rotary.Qualquer dia pode ser o Dia do Rotary em sua comunidade. O ideal é planejar um projeto de prestação de serviços ou evento de alta visibilidade que ajude a divulgar o que o Rotary é e o que faz.Como está a nossa imagem no universo onde atuamos? A forma adotada até agora, tem conquistado mais associados? O que o clube deve fazer em 2012-2013 para melhorar a imagem do Rotary na comunidade? E para melhorar a imagem do Rotary junto aos próprios rotarianos?Palavras de Paulo Viriato Corrêa da Costa Presidente de RI (1990-1991) como melhorar a Imagem pública de Rotary:“Tudo será mais fácil,especialmente na conquista de sócios jovens que oferecem um estimulante sangue novo,se for boa a imagem do clube na comunidade.E essa boa imagem deve ser preservada e constantemente engrandecida,não apenas por lindas palavras,mas principalmente por efetivas e profícuas realizações.Clube que nada faz não projeta boa imagem, desarticula-se,desagrega-se e não se constitui em atrativo para o ingresso de novos sócios.Rotary precisa ser mais divulgado,mais conhecido,mais apreciado e mais desejado.

Vejam:

www.rotary.org/RIdocuments/pt_html/elearn_enhance_public_image_pt.htm


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
  29ª Reunião orinária – Semana de 28/05/2012 a 04/06/201
Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 29ª reunião ordinária, esta semana a cargo da Comissão de Administração.
Ultimamente alguns companheiros têm realçado a característica essencialmente virtual de nosso e-club e do nosso papel como instrumento de fomento eletrônico dos ideais de Rotary.  Uma das maiores provas da total compatibilidade Rotary-mundo virtual foi a transmissão ao vivo pela internet, no dia 7 de maio, da plenária da Convenção de RI em Bangcoc, Tailândia.  Rotary ao vivo a qualquer momento e a qualquer lugar.
Por outro lado, outros companheiros têm estimulado os encontros presenciais como, por exemplo, a nossa Conferencia Distrital em Grussaí, no último fim de semana.  Sem dúvida, esta ainda é uma das formas mais efetivas de praticarmos o companheirismo, que é um dos pilares do Rotary, enquanto não surge algo alternativo no mundo virtual. 
Juntando estas duas correntes, esta é a hora para iniciarmos um trabalho junto a governadoria para que, a exemplo da Convenção de RI, nossa próxima Conferencia Distrital, ou parte dela, seja disponibilizada ao vivo pela internet, o que, com as técnicas hoje disponíveis, já não é tão difícil e dispendioso.  Seria uma grande oportunidade para aqueles com qualquer restrição ao encontro presencial, de participar de um momento único de integração rotária.
Por falar em Companheirismo, junho é o mês do companheirismo.  Vamos aproveitar e promover o envolvimento em Rotary além de nossos clubes e país.  Não importa se o interesse do rotariano seja em profissões, recreação ou viagens, pois é certo que encontrará pessoas afins participando dos Grupos de Companheirismo e do Intercâmbio Rotário da Amizade.  Como estes programas são assuntos relativamente extensos, na próxima reunião da Comissão de Administração em 2 de julho próximo apresentaremos maiores detalhes.
Saudações rotárias, Mario Causer Ferreira – Presidente da Comissão de Administração

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
28ª Reunião ordinária – Semana de 21/05/2012 a 28/05/2012


        Companheiros, em artigo publicado no início deste mês, tomamos conhecimento de um novo Modelo de Subsídios, ainda em fase experimental, e de seus benefícios.
        Os subsídios distritais oferecem aos clubes flexibilidade para usar verbas da Fundação Rotária para benefício de suas comunidades.
       Os subsídios globais dizem respeito às parcerias entre clubes e distritos em projetos de grande porte enquanto que os subsídios pré-definidos permitem aos rotarianos trabalhar com parceiros estratégicos da Fundação.
        O novo modelo simplifica todo o processo, pois permite que todas as suas etapas sejam feitas on line. As experiências de projetos piloto bem sucedidos, servem de exemplo e os seus clubes e distritos realizadores são incentivados a compartilhar seus conhecimentos.
        Os doadores da Fundação quando veem retorno dos seus investimentos são mais propensos a fazer novas doações.
        Nós do e-club podemos ser doadores e também partícipes na elaboração de projetos tendo como parceiros outros clubes e ou e-clubs, bem como através de recursos do distrito 4.750.
        Finalizando, informo que o novo modelo, chamado Plano Visão do Futuro, será disponibilizado para todos os distritos em julho de 2013.
         Saudações Rotárias,
         Francisco



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul


27ª Reunião ordinária – Semana de 14/05/2012 a 21/05/2012

       Boa noite Companheiros. Venho nesta 27ª reunião, primeiramente, comunicar que, atualmente, temos 07 (sete) clubes virtuais brasileiros, quais sejam: Rotary E-Club 4420, Rotary E-Club Distrito 4580, Rotary E-Club do Distrito 4651, Rotary E-Club do Distrito 4750 - Sul, Rotary E-Club do Distrito 4750 - Norte, Rotary E-Club do Pampa Gaúcho - Distrito 4780 e Rotary E-Club do Distrito 4500, bem como, atualmente, passamos a ser, no Brasil, de 2.360 clubes e 54.693 rotarianos para 2.390 clubes e 57.194 rotarianos. Como esperamos continuar a crescer, temos que tomarmos medidas para que tal crescimento continue. E como podemos fazer isso? Colocando a mão na massa, ou seja, efetivar as idéias lançadas por vários de nós nas reuniões passadas, não esmorecer porque somos um clube virtual, mas sim trabalharmos para que façamos a diferença, e isso inclui que nós, sócios do clube virtual, trabalhemos para ele, realizemos nossos projetos, uma vez que, as idéias surgem, mas a maior parte ainda pensa como um clube tradicional. Assim, venho conclamar aos Companheiros que demos início aos projetos propostos. Dia da cidadania, em qual comunidade podemos oferecer e o dia para realizar? Doação de medula óssea e sangue? Quando podemos começar a divulgar o dia para que as pessoas compareçam a um local para promoverem a doação? E tantas outras idéias já lançadas que necessitam do pontapé inicial, da organização de todos nós, Companheiros Rotarianos do Rotary E-Club do Distrito 4750 - Sul e de nosso comprometimento e atitude para trabalharmos em prol da comunidade, e não ficarmos lançando idéias e cruzarmos os braços esperando que outros façam por nós. Vamos demonstrar que o clube virtual tem força, que nós não nos reunimos fisicamente semanalmente, mas trabalhamos com a ferramenta que hoje, sabemos que é muito poderosa, as chamadas redes sociais, pois assim, acredito que nosso quadro associativo poderá crescer e, consequentemente, ampliarmos também nossos serviços ao próximo, posto que, podemos utilizar esta tecnologia não apenas para envolver a nós mesmos, mas também a humanidade. Uma boa semana a todos os Companheiros. Saudações rotárias!!!! Adriana



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul


26ª Reunião ordinária – Semana de 07/05/2012 a 14/05/2012

     Renove seu compromisso de "Dar de Si Antes de Pensar em Si" e divirta-se.  Assim o presidente de Rotary Internacional Kalyan Banerjee convida todos os rotarianos a estar presentes na 103a. Convenção Anual do Rotary Internacional, que está acontecendo, de 06 à 09 de maio, em Bangcoc (Tailândia).

"A convenção do RI é uma experiência inspiradora e informativa, onde é possível aprender  a fortalecer clubes e identificar oportunidades de prestação de serviços, participar de palestras interessantes e sessões informativas, visitar a imperdível exposição de projetos de clubes e distritos e, sobretudo, interagir com os demais participantes."

Chamou minha atenção o palestrante australiano Hugh Evans, co-fundador do Projeto Global Contra a Pobreza, conhecido por defender a capacitação da população carente ,promovendo campanhas e eventos de grande resultados como a "Make Poverty History" (Faça a pobreza virar história)  com a participação do cantor Bono Vox do grupo U2 ( uma sugestão para quem se interessa no assunto é assistir ao vídeo                              .


 como resultado o governo australiano se comprometeu a liberar uma significante verba para  a  ajuda aos países mais carentes do mundo.

A preocupação de  estar "conectado" com o mundo através das mídias sociais será tema de workshop próprio, onde questionam se os clubes estão lançando mão deste recurso atual.

E então entramos nós do e-club, temos esta ferramenta em mãos, mas será que estamos fazendo o bom uso dela? Estamos tirando proveito ao máximo? Quem sabe algum de nós tem alguma idéia que ainda não foi lançada em nosso clube.

Saudações Rotárias

Stella Regina Pinho



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul


25ª Reunião ordinária  – Semana de 30/04/2012 a 07/05/2012

      Companheiros, mais uma vez vamos saudar o Pavilhão Nacional!
Dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.
Um dia especial para os jovens que trabalham com determinação e conquistam credibilidade,confiança e muitos outros atributos na via profissional.
A Constituição brasileira, por meio da Emenda nº 20, de 1998, proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos.
Por sua vez, o Estatuto da Criança e do Adolescente,em vigor desde 1990, exige o acesso e a frequência obrigatória no ensino regular e que as atividades
exercidas sejam compatíveis com o desenvolvimento dos jovens.
Enquanto Rotarianos, não podemos ficar parados assistindo injustiças e falta de respeito a estes jovens que muitas vezes são explorados, violentados e marginalizados pela sociedade que esquece que o futuro do país pertence eles.
Trabalhos já são feitos em busca de oportunidades para os jovens, Treinamentos de Lideranças Juvenil, CAMPs( é uma instituição que desenvolve importantes atividades educacionais voltadas à qualificação profissional e preparação de Adolescentes para o exercício do trabalho),intercâmbio de Jovens, incentivo aos futuros projetos do RI, eliminar o Analfabetismos e a fome no mundo.
Ideal seria que todos tivessem oportunidades iguais, Direito a família, estudo, educação, saúde, água, saneamento e principalmente:
Viver cada etapa da vida ...ter esperança...ser feliz...
Companheiros, precisamos fazer a nossa parte neste contexto, precisamos AGIR.
Rotariano Sabe, faz a Hora, NÃO espera ACONTECER!!!!
Saudações rotárias
Ana Márcia, classificação Magistério-Escola Profissionalizante.
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
24ª Reunião ordinária  – Semana de 23/04/2012 a 30/04/2012
Virtualmente saudando o Pavilhão Nacional, damos início a 24ª reunião ordinária, esta semana a cargo da Comissão de Administração.
Companheiros, como vcs devem ter notado, nas ultimas três semanas venho marcando presença nas reuniões a partir de diversos locais dos EUA. Este é o grande “barato” do e-rotary, não importa a distancia física, o e-club está sempre à mão.
Quanto as facilidades virtuais, acreditem vcs que somente há algumas poucas semanas me dei conta que nosso Club possuía uma página própria (site) na internet (www.rotaryeclub4750sul.com.br) além do grupo do Yahoo que acessamos para participar das reuniões.
É provável que alguns companheiros tb não a conheçam. Pois bem, a página é uma exigência para e-clubs, enquanto o Yahoogrupos é a nossa sala de reuniões.
Vale à pena acessar á nossa página. Ela é muito bem feita e está tudo lá: História, Estatuto, Regimento Interno, Associados, Diretoria, um link para nossa sala de reuniões no Yahoo e muuuuuito mais.
Na aba Visitantes, está a possibilidade de recuperação em nosso e-Club.
Já a aba Conteúdo nos remete a toda e qualquer informação Rotária, são todos os manuais, informativos e publicações de Rotary, disponíveis tanto para download quanto para compra do meio físico.
 É informação suficiente para formar presidente de RI.
Estou convencido de que todos os associados do nosso clube têm muito a lucrar se navegarem em nossa página. Particularmente recomendo aos novos em Rotary (e aos antigos também) acessar a duas publicações muito importantes e elucidativas:
Noções Básicas de Rotary (cat 595-pt) disponível na aba conteúdos -> Downloads e
ABC do Rotary (cat 362-pt) na aba Artigos.
Desfrutem e divulguem nossa página: www.rotaryeclub4750sul.com.br.
Sds rotárias de NYC – Mario Causer Ferreira – Presidente da Comissão de Administração
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
23ª Reunião ordinária  – Semana de 16/04/2012 a 23/04/2012
Boa noite Companheiros, Saudemos o Pavilhão Nacional.
A cada ano a Fundação Rotária outorga bolsas de estudos para até 100 futuros líderes da paz do mundo inteiro. Estas bolsas oferecem às pessoas que demonstram um compromisso com a paz a oportunidade de se especializarem em paz e resolução de conflitos. Ano passado, 13 bolsistas dos seguintes países da América Latina foram selecionados: México, Argentina, Brasil, Chile, Guatemala e Venezuela.
Um dos atuais bolsistas da América Latina é Nelson E. Sanz Cadena, da Venezuela. Nelson, que estuda na International Christian University, está pesquisando iniciativas da juventude em sociedades pós-conflito. Seu trabalho em projetos de construção da paz com a juventude no Timor-Leste lhe deu conhecimento sobre transformação de conflitos e instauração da paz. Ele espera capacitar jovens empreendedores e líderes na América Latina após se formar.
Segundo Nelson, ”a beleza deste programa é que ele nos permite explorar além de nossas próprias realidades e a nos familiarizar com problemas que nunca imaginamos que existiam”.
Você tem a oportunidade de recrutar e endossar um Bolsista Rotary pela Paz promissor como Nelson. A Fundação Rotária estará aceitando pedidos até 1° de julho de 2012. Você pode encontrar o formulário e os requisitos de elegibilidade aqui.
As Bolsas Rotary pela Paz do Rotary são diferentes das tradicionais. Distritos que endossam um bolsista não são obrigados a doar ou comprometer seu FDUC. Todos os bolsistas são financiados por um fundo geral. Seu distrito pode endossar quantos candidatos qualificados desejar sem ter que usar seu FDUC.
Para mais informações consulte o Guia para Rotarianos e nossas dicas de recrutamento abaixo. Veja também nossa página no Facebook para atualizações do programa e dicas. Se tiver qualquer pergunta entre em contato com Niki Fritz pelo e-mail: Niki.Fritz@rotary.org.
TRÊS MANEIRAS PARA RECRUTAR BOLSISTAS ROTARY PELA PAZ
1. Trabalhe com a comunidade
Envie comunicados à mídia e folhetos para parceiros na comunidade. Envie e-mail a niki.fritz@rotary.org para solicitar um modelo de comunicado à mídia. Você pode encontrar folhetos úteis em www.shop.rotary.org.
2. Convide a Comunidade ao Rotary
Realize sessões informativas sobre o programa ou convide um Bolsista Rotary pela Paz para falar na comunidade. Solicite apresentações de PowerPoint enviando e-mail a niki.fritz@rotary.org
3. Divulgue!
Fale sobre os Bolsistas Rotary pela Paz em toda oportunidade que tiver. Utilize mídias sociais como Facebook e Twitter para ajudar na divulgação. Você pode manter-se atualizado sobre o programa e obter dicas de recrutamento. Torne-se um fã aqui.
Para mais ideias e links de recursos, consulte o guia de recrutamento (em inglês).

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul


22ª Reunião ordinária  – Semana de 09/04/2012 a 16/04/2012            

Boa noite Companheiros. Como responsável pela Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social, nesta 22ª reunião do nosso E-Club 4750-Sul,venho mais uma vez, talvez até me repetindo, mas batendo na mesma tecla porque penso ser fundamental, do nosso comprometimento. A 20ª reunião realizada pela nossa Companheira Ana Márcia, Presidente da Comissão de Imagem Pública, mencionou um dos pontos que já havia comentado anteriormente, qual seja, tentarmos trazer os jovens para conhecer o Rotary, os serviços prestados, pois eles serão nosso futuro. Esta Comissão a qual presido como dito anteriormente está intimamente ligada às demais comissões. Assim, nós Rotarianos precisamos nos unir, encontrar tempo, motivação e envolvimento para fazermos das nossas atividades o caminho para ampliarmos nossos serviços que hoje já prestamos em prol do bem estar da comunidade. Nós temos força e união para ajudarmos o próximo, nas suas necessidades, para tanto realizamos inúmeros projetos. Lembro-me de uma entrevista que vi quando do terremoto no Japão que causou as tsunamis. Uma senhora que se encontrava na fila das rações de alimentos que estavam sendo distribuídos, foi entrevistada pelo repórter que, ante a falta de alimentos suficientes para todos, ela aguardava tão calmamente sua vez respondendo que se agisse de outra forma traria vergonha para ela e sua família. Ela e os demais japoneses agiam em prol de todos, da sociedade, tendo ciência de que, se todos tomassem uma atitude imediata, muitos não teriam com o que se alimentar, trazendo sérios problemas para toda a sociedade. Portanto, o compromisso que nós Rotarianos temos com o bem estar da comunidade não pode se esconder atrás da nossa consciência adormecida e da nossa falta de envolvimento. Desta forma, vamos nos esmerar em dar de si, em nos conhecer para que possamos envolver a humanidade.

Saudações rotárias!!!! Adriana


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul 

21ª Reunião ordinária  – Semana de 02/04/2012 a 09/04/2012    
      
Companheiros e companheiras, “Saudemos o Pavilhão Nacional!”

Nesta oportunidade venho parabenizar a todos nós que após recebermos a Carta Constitutiva, distintivos e identificação, somos realmente rotarianos (as).
Por nosso e-club ter o diferencial de ser virtual, devemos lançar mão desta ferramenta a fim de atingir o objetivo de servir, sem fronteiras.

Na última reunião da comissão de prestação de serviços, pedi aos companheiros (as) que assistissem ao vídeo da AMEO, porém muitos tiveram dificuldades para acessar ao link, então peço que entrem no site do clube http://www.rotaryeclub4750sul.com.br/. Basta clicar no 5° quadrinho ( youtube), vale a pena assisti-lo.

Estou aguardando a reunião para a formação do grupo que desenvolverá a campanha, onde faremos parceria, mantenho-os informados. Nosso companheiro João Carlos está negociando a informação de nossos endereços de Rotary no vídeo de divulgação da campanha e distribuição em nosso Estado.
Vamos juntos levar o e-club a fazer diferença!
Saudações Rotárias

Stella Regina Pinho



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



20ª Reunião ordinária  – Semana de 26/03/2012 a 02/04/2012

Dia Mundial da Juventude

Boa noite companheiros!!

“Saudemos o Pavilhão Nacional!”

Há datas que não podem passar sem uma ênfase especial,o Dia Mundial da Juventude (30/03) é uma delas.

É importante reconhecermos as contribuições dos jovens no mundo inteiro, na luta pela dignidade humana e pela liberdade,mostrando sua capacidade de estimular mudanças, em prol dos direitos humanos.
Existe um bilhão de jovens no mundo que detém um bilhão de esperanças de um futuro melhor e um bilhão de ideias de como mudar o mundo.Os jovens estão crescendo na primeira linha da mudança.

A capacidade de cada um deve ser desenvolvida de tal forma que sua energia seja direcionada para a inovação, participação cívica e a solução dos problemas do mundo. Os jovens já estão mudando e reinventando a cultura. Devemos dar a eles, ferramentas que permitam atuar e estreitar os vínculos entre culturas, protejendo os direitos humanos.

Em tempos de mudanças e incertezas,precisamos contar com todas as fontes de dinamismo para fazer frente aos novos desafios mundiais. Cada jovem, homem ou mulher, deve ter a oportunidade de fazer parte do processo de tomada de decisão que forma nossas sociedades e que determinarão seu futuro. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para estimular seu desenvolvimento e proteger sua dignidade e seus direitos.

É importante que cada clube tenha como uma de suas metas,a criação de um Rotary kids, Interact ou Rotaract,que serão um dos responsáveis pela continuidade do Rotary no futuro.

Rotarianos,precisamos apoiar esta geração forte e determinada.

Vamos trazer esta juventude para o Rotary!!!

O futuro de todos depende disso!

Ninguém acredita no que não conhece,só lendo,nos informando e divulgando,conseguiremos tornar o Rotary ainda mais forte.

Fique ligado!!


Aqui você ficará bem informado.

Terminando nossa reunião de hoje, agradeço a todos que se fizeram presentes, saudemos o Pavilhão Nacional

Ana Márcia ,classificação: Magistério-Ensino Profissionalizante

COMISSÃO DE IMAGEM PÚBLICA



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul










19ª Reunião ordinária  – Semana de 19/03/2012 a 26/03/2012


Saudando o Pavilhão Nacional, damos início a nossa 19ª reunião ordinária, que esta semana a cargo da Comissão de Administração.


O assunto desta pauta não poderia ser outro: A entrega da Carta Constitutiva de RI do pelo Governador Paulo Coreti ao nosso presidente Olney e a entrega a cada associado presente dos cartões de Identificação de Rotariano e distintivos Rotários. Companheiros, a partir de agora somos oficialmente Rotarianos e devemos ter em mente o lema “Dar de si antes de Pensar em si” . Antes da Reunião presencial, o atual conselho se reuniu para polir algumas arestas sendo uma delas a formação do conselho diretor para o próximo período 2012-2013. Considerando que os atuais presidentes de comissões estão há pouco tempo no cargo, decidiu-se pela permanência nas funções para o próximo período sendo indicados os segundos membros das comissões, que passarão a titulares em 2013-2014:

O Conselho Diretor para 2012/13:
Presidente – João Alves
Vice-presidente – Mário Causer
Presidente anterior – Olney
Presidente eleito – Heliane Abicalil
Secretário - José de Souza
Tesoureiro - Francisco
Diretor de protocolo – Adriana
Desenv do Quadro Associativo - Adriana e Ana Beatriz
Relações Publicas – Ana Márcia e Maria Olívia
Fundação Rotária - Francisco e Olney
Projetos Humanitários – Stella e José Genildo
Administração - Mário Causer e Alair
Ainda que já estejam indicados os próximos diretores, nada impede que outros nomes sejam introduzidos ou substituídos. Veja em qual comissão suas habilidades vocacionais podem ser melhor utilizadas. Contamos com todos.
Não esqueçamos da Assembléia distrital em Nova Friburgo no dia 14 de abril. Além de estimular o companheirismo será uma ótima oportunidade de aprendermos Rotary.
Saudações Rotárias. Mário Causer – Presidente da Comissão de Administração.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul










18ª Reunião ordinária  – Semana de 12/03/2012 a 19/03/2012




Companheiros, Saudemos o Pavilhão Nacional



Hoje vou abordar parte dos Programas da Fundação Rotária, a fim de que possamos conhecê-la um pouco mais e assim difundir os seus programas entre rotarianos e não rotarianos.   Sim, porque há programas destinados, basicamente, a pessoas que não pertencem a Rotary. Entre eles podemos citar:


a)     Programas Educacionais:

• Intercâmbio de Grupo de Estudos

• Bolsas Educacionais

• Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos.

Rotarianos participaram dos seguintes programas:

b)     Programa de Subsídios Humanitários:  

• Subsídios Equivalentes

• Subsídios Saúde, Fome e Humanidade (3-H)

c)     Programa Pólio Plus:

• Dias Nacionais de Imunização contra a pólio

Necessário se torna que todos estejamos envolvidos e participemos de programas da Fundação. Os rotarianos e seus clubes podem apoiar a Fundação financeiramente e participar de um de seus vários programas. Rotarianos e outros contribuintes podem ajudar a mudar o mundo por meio dos subsídios e programas da entidade desenvolvendo projetos de construção de poços em vilarejos, realizando atividades de melhoria de condições ambientais ou outorgando bolsas de estudos a jovens. São eles que permitem que a missão humanitária do Rotary seja cumprida, inclusive a principal meta de erradicação da pólio.

Programas Educacionais. Através dos Programas Educacionais, a Fundação Rotária promove a compreensão mundial oferecendo oportunidades para que estudantes, educadores e profissionais conheçam novas culturas e estabeleçam relacionamentos duradouros com pessoas de outros países. Além disso, os participantes dos Programas Educacionais aprendem sobre as necessidades das comunidades locais e internacionais e passam a conhecer as oportunidades que o Rotary oferece para saná-las.

Rotarianos colaboram com a seleção, orientação e hospedagem dos participantes dos Programas Educacionais. Nosso clube pode envolver-se com tais programas de várias maneiras, entre elas:

• Indicar Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, beneficiários de Bolsas Educacionais ou membros de equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE).

• Divulgar oportunidades de intercâmbio.

• Servir como anfitrião e conselheiro a participantes de programas

Programa de Subsídios Humanitários. Na próxima oportunidade farei uma abordagem sobre este tema.

Francisco Pereira da Silva

Presidente da Comissão da Fundação Rotária




Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul












17ª Reunião ordinária – Semana de 05/03/2012 a 12/03/2012



          Iniciando nossa 17ª reunião façamos a saudação ao Pavilhão Nacional. Boa noite a todos os Companheiros. Mais uma vez, com muita satisfação, me encontro como responsável pelo tema desta reunião do nosso E-Club 4750-Sul, referente à Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social. Tomando ciência da reunião anterior, em que nossa Companheira, Stella Regina, Presidente da Comissão de Projetos de Prestação de Serviços mencionou duas campanhas importantíssimas, AMEO e HEMORIO, bem como convocando para que nós, Rotarianos nos envolvamos, é que aproveito e entro na sua esteira, pois, para que possamos ampliar e reter nosso quadro social que está intimamente ligado às outras demais comissões, temos que nos unir em prol de atividades comuns, visando a realização de projetos. A união faz a força, e através dela é que podemos alcançar o objetivo de servir, de ajudar ao próximo, a nossa comunidade. Proponho, inclusive, que nos engajemos em campanhas sociais como a proposta, e tentemos levar pessoas jovens, de nossa convivência, sejam nossos filhos, sobrinhos, amigos, para que participem, e assim conheçam o Rotary, o que somos, e o que nos propomos. Assim, quem sabe, façamos as pessoas mais jovens se interessarem em se associar, porque os clubes precisam se renovar, e nada como recrutar jovens que tragam vigor, força e novas idéias, pois eles não tem receio de tentar novidades, de inovar. Acredito que devamos sempre compartilhar nossas experiências e nos adaptarmos às novas gerações, posto que, eles é que serão o futuro, os que vão poder continuar o trabalho que agora nos propusermos, mas para isso, temos que colocar a mão na massa, não termos medo de nos comprometer. Uma boa semana a todos. Saudações Rotárias!!!! Adriana





Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul












16ª Reunião ordinária – Semana de 27/02/2012 a 05/03/2012




               Companheiros e companheiras: Saudações ao Pavilhão Nacional. Estamos na  16ª Reunião do nosso e-Club
              Antes de tudo quero agradecer a todos que manifestaram seu apoio à Comissão de Projetos de Prestação de Serviços, teremos muito trabalho.
              Em nossa primeira pauta anexei uma foto (das rosas) capturada da campanha de doação de medula óssea desenvolvida pela AMEO (Associação da Medula Óssea) com a finalidade de aumentar o número de doadores cadastrados no REDOME, Registro Nacional de Doadores de Voluntários de Medula Óssea. Essa é uma campanha que sempre me despertou muito interesse, pois ainda há muita falta de informação e com isso muitos mitos a serem esclarecidos. Por exemplo, o medo de algumas pessoas que acham ser um procedimento na coluna vertebral e pode ter risco de ficar paraplégica ao doar medula, ou de achar que todos que querem poder ser doadores. Deve haver informação e depois uma triagem bem feita, quem não pode doar medula muitas vezes pode doar sangue, e aí estaria paralela a campanha do HEMORIO para doação de sangue.
              Para minha felicidade, na reunião conjunta no dia 10/01/2012, no RC Niterói-Norte  tive ciência que tal projeto é alvo  de atenção do Rotary. Ao término das reuniões conjuntas acontecerá uma reunião para discutirmos sobre o projeto e formar uma comissão com representantes dos clubes interessados em trabalhar neste projeto. O nosso e-club 4750 sul estará presente, conto com os interessados em trabalhar neste projeto. Temos um diferencial, a ferramenta do século, internet, que muito pode fazer.
 É um trabalho grande e só mesmo uma instituição mundial e com a credibilidade de Rotary para fazer acontecer.
              Hoje anexo o link para um vídeo da AMEO de grande esclarecimento, os tais mitos são dissipados, por favor acessem, é perfeito, porém ainda não tem o trabalho do Rotary, é o início do projeto que desenvolveremos em parceria.
              Companheiros (as) isso é Rotary. União, parceria para chegarmos juntos a um objetivo em prol da comunidade. Um projeto deste porte só terá bons resultados se trabalharmos juntos. Nosso e-club muito tem a fazer. Conto com vocês para fazermos diferença!
Saudações rotárias
Stella Regina

















Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul




15ª Reunião ordinária – Semana de 13/02/2012 a 27/02/2012


Companheiros, saudemos o Pavilhão Nacional.Estamos na 15ª reunião, o tempo está passando rápido, assim precisamos nos conscientizar da importância de nossas ações para que possamos atingir os objetivos enquanto rotarianos. Comemoramos em fevereiro, o mês da Compreensão Mundial que é de grande importância para os serviços do Rotary International. Como já dizia Paul Harris: “Para promover a compreensão mundial, precisamos conscientizar grande número de pessoas – rotarianos e não-rotarianos – e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”.Temos que criar consciência sobre a história do Rotary, divulgando seus trabalhos. Compartilhando os sucessos do seu clube, estarão fazendo com que a imagem do Rotary seja respeitada e reconhecida por toda comunidade.Precisamos garantir a nossa continuidade, buscando futuras gerações de rotarianos. O jovem de hoje tem voz ativa, é participativo e como tal tem força e garra para levantar nossa bandeira. Vamos fazer muito, para que tenhamos o que informar ao público.Fazer e divulgar projetos, participar sempre que possível de eventos onde possamos levar o nome do Rotary, usar a mídia como parceira para propagação de nossas ações.Os responsáveis pela Imagem Pública nos Clubes, assim como todos os companheiros, precisam divulgar informações básicas sobre o Rotary, resumo das suas atividades, filosofia , quadro social, dando destaque à roda rotária, símbolo mais reconhecido da organização. Rotariano é colecionador de experiências, tendo seu saber compartilhado a cada pessoa, cada momento, cada situação.
Somos ROTARIANOS, fazemos história!!!
Abram o link :
Saudações Rotárias
Ana Márcia

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul











14ª Reunião ordinária  – Semana de 06/02/2012 a 13/02/2012

 

Companheiros, como de praxe, ainda que simbolicamente, saudemos o Pavilhão Nacional na abertura da nossa 14ª Reunião Ordinária. A reunião da semana está cargo da Comissão de Administração, cuja presidência foi recém-assumida por Mario Causer Ferreira.“Por definição, a Comissão de Administração conduz as atividades associadas a operacionalização do Clube.  Mais detalhadamente, cabe a esta Comissão, entre outras responsabilidades, organizar programas semanais, produzir o boletim e o site, auxiliar o Secretário na monitoração da freqüência e promover o companheirismo. Como recém chegado à função, uma vez que a pasta foi recentemente assumida, não houve ainda tempo suficiente para avaliar as pendências ou falhas, entretanto, observo até este momento que o Clube vem sendo incansavelmente impulsionado pelo esforço de alguns companheiros.


Ainda que o principal objetivo dos Rotary e-Clubs seja a flexibilização das reuniões presenciais para reuniões on-line, é de grande importância neste momento cronológico do nosso Clube promover e estimular participação dos companheiros na XXVII Conferência Distrital a ser realizada de 24 a 26 de maio de 2012, no SESC Mineiro em São João da Barra – RJ.  Acredito que, além do companheirismo e instrução rotária, será a primeira grande oportunidade de termos pessoalmente uma troca de informações e experiência na condução de e-clubs, já que isto é matéria recente até mesmo para os grandes catedráticos em Rotary. Quanto à medidas mais tangíveis para o nosso e-club, sugiro àqueles que conheçam ou tenham contatos com companheiros que ainda não “engataram” nas dinâmicas das e-reuniões, que entrem em contato para informar e esclarecer as maneiras de se tornar presentes e adimplentes. Como sempre dizia o EGD José Danir:  “Todo Rotariano deve frequentar e pagar”. Saudações Rotárias” .Mario


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul











13ª Reunião ordinária  – Semana de 30/01/2012 a 06/02/2012



Boa noite Companheiros e Companheiros. Simbolicamente saudemos o Pavilhão Nacional. Esta nossa 13ª reunião ordinária está a cargo da Comissão da Fundação Rotária, presidida pelo Companheiro Francisco Pereira da Silva.  Podemos definir a Fundação Rotária como o braço filantrópico de Rotary International. Ela está comprometida com toda e qualquer espécie de vida e patrocina diversos projetos humanitários e educacionais, sendo o seu maior projeto – Pólio-Plus – destinado a varrer da face da terra o flagelo da poliomielite. Como as gotas benfazejas da “chuva criadeira”, como dizia o saudoso Governador José Danir, as gotas da vacina antipólio  distribuídas pela Fundação Rotária são abençoadas e representam os esforços dos rotarianos e rotarianas de todo o mundo. Contribuir monetariamente e com o trabalho para o desenvolvimento dos programas da Fundação é um ato de caridade e respeito à vida. Em mensagem enviada anteriormente, sugeri àqueles com disponibilidade financeira que nos comprometêssemos a contribuir, mensalmente, com determinada quantia (talvez R$50,00), cujo somatório seria enviado à Fundação Rotária pelo nosso E-Club, em nome de um dos partícipes por mês, de sorte que, com o passar do tempo, todos viriam a se tornar  contribuintes/companheiros Paul Harris, títulos outorgados aos doadores da Fundação. Outrossim, conclamo a todos que, nos Distritos em que residam, procurem tomar conhecimento da data de realização e compareçam ao Seminário Distrital da Fundação Rotária, oportunidade que temos de acrescentar conhecimentos sobre o assunto.  Saudações Rotárias, Francisco.






Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



12ª Reunião ordinária  – Semana de 23/01/2012 a 30/01/2012



Companheiras e Companheiros vamos saudar o Pavilhão Nacional.– Nossa 12ª reunião ordinária está à cargo da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Será Presidida pela nossa Companheira Adriana, conforme segue: Estamos na metade do ano rotário e no início das atividades do nosso E-Club 4750 Sul. Uma das cinco comissões permanentes, a Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social, como as outras, necessita da cooperação dos demais companheiros em Rotary, haja vista que apenas com o esforço comum, conseguiremos fazer nosso E-Club forte e com maior probabilidade de alcançar o ideal maior de servir. Tendo em vista a peculiaridade do nosso clube, totalmente virtual, proponho que haja debates on line sobre programas propostos pelos companheiros, e, consequentemente, podermos ampliar e reter nosso quadro social, visando sua implementação. Um dos fundamentos que justificaram a criação por Rotary Internacional dos E-Clubes, e, em particular, do nosso E-Clube 4750 Sul, diz respeito a não termos tempo para reuniões presenciais, mas não significa que não possamos elaborar projetos sociais, tais como: Por que não um dia de cidadania numa comunidade carente? Temos tantas profissões poderíamos variadas, que conciliar um dia para tirarmos dúvidas das pessoas que não tem condições ou conhecimento para resolverem problemas simples e burocráticos, ou tantos outros que envolvam nosso comprometimento, sem, contudo, depender de uma presença constante de todos nós. Convoco a todos os Companheiros e Companheiras que lancem propostas, pois só assim, poderemos estimular o nosso maior envolvimento, bem como incentivando pessoas conhecidas a participarem dos programas propostos, e assim, se tornarem novos sócios rotarianos. Portanto, vamos nos comprometer, vamos nos desafiar nesta nova modalidade de clube rotário totalmente virtual. Uma boa semana a todos. Saudações Rotárias!!!! Adriana



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



11ª Reunião ordinária  – Semana de 16/01/2012 a 23/01/2012



Companheiras e Companheiros vamos saudar o Pavilhão Nacional.– Nossa 11ª reunião ordinária está à cargo da Comissão de Projetos de Prestação de Serviços. Será Presidida pela nossa Companheira Stella Regina – vamos a ela: “Companheiros e companheiras. O que é a Comissão de Projetos de Prestação de Serviços? Quais os  seus objetivos? Em seu manual temos: “A função da comissão de projetos de prestação de serviços é planejar e conduzir projetos educacionais, humanitários e profissionais para atender a necessidades da comunidade local e de outros países.”  Como é isso na prática? Primeiro precisamos ter a certeza de que nos identificamos com o objetivo de “dar de si” em prol das comunidades, lembrando que,  devemos elaborar projetos visando atender O QUE AS COMUNIDADES PRECISAM, e não ao que apenas achamos ser importante. É evidente que os projetos têm de ser importantes, mas particularmente para aqueles que dele vão usufruir, desta forma incentivando a sua participação. Experiência para tal serviço, creio ser comum a todos nós do  Rotary e-Club 4750 sul, ainda não temos!  Mas vontade de trabalhar não  falta. Então vamos nos unir e expor e debater nossas idéias. Estabelecer nossas metas para 2012, identificar e analisar as necessidades da comunidade, planejar e viabilizar a realização do nosso projeto. Organizar campanhas de arrecadação, não só de verbas, mas de voluntários aptos e com vontade de apoiar e participar  do nosso projeto. Vamos trabalhar juntos e com o Rotary. Conto com cada companheiro e companheira para que  a Comissão de Projetos de Prestação de Serviços do Rotary e-Club 4750 sul faça diferença! Um abraço. Saudações rotárias. Stella Regina Pinho Vieitas”. Vejam a imagem ao lado.





Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

10ª Reunião ordinária  – Semana de 09/01/2012 a 16/01/2012



Companheiras e Companheiros – Nossa 10ª reunião ordinária está à cargo da Comissão da Imagem Pública do Rotary. Será Presidida pela nossa Companheira Ana Márcia – vamos a ela : “Boa noite companheiros!!Vamos saudar o Pavilhão Nacional. Chegou o momento de cumprir nosso papel enquanto rotarianos. A Comissão da Imagem Pública do Rotary deve desempenhar seu papel. Precisamos que os demais membros se posicionem nas comissões, elas não são feitas só de presidente, esta necessita de mais dois membros .Alguém tem experiência em mídia? Tem acesso aos meios de comunicação? Assim teríamos um “profissional” na área, com maior possibilidade de transformar nosso clube em um Clube Eficaz. Caso não haja, que sejam companheiros com facilidade de comunicação oral e escrita e dinâmicos. A seguir proponho que façamos um galhardete para o Rotary E-Club Sul e como somos de localidades diferentes, que busquemos parceira com algum clube presencial. Pretendo, se concordarem, fazer isto com o RC de Campos São Salvador, assim todos os eventos, festivas, atividades, visitas, projetos, estaremos divulgando o Rotary E-Club 4750 Sul. Também quando houver oportunidade, deveremos assinar como representante do mesmo, o que já venho fazendo. Poderemos, a partir deste ano, divulgar o Rotary E-Club 4750 Sul no Brasil Rotário online, montar um Facebook; fiz com o Rotary São Salvador e a visibilidade é satisfatória. Quem sabe fazer, através de patrocínio, um Marco Rotário em Niterói ou Rio, onde tiver maior concentração de companheiros. Bem companheiros, são inúmeras as ideias... Sozinhos não fazemos NADA, mas juntos podemos REALIZAR MUITO.  ROTARIANO FAZ, não espera acontecer!! Saudações Rotárias!!! Companheira Ana Márcia.”



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



9ª Reunião ordinária  – Semana de 02/12/2011 a 09/01/2012



Caríssimas Companheiras e caríssimos Companheiros. Iniciamos nossa 9ª reunião ordinária, como de praxe, saudando o Pavilhão Nacional. Fazendo a retrospectiva desses dois meses de reuniões podemos constatar o incremento do Companheirismo e a solidificação da amizade entre os associados. Vocês foram peças muito importantes na história do nosso Distrito, porque,  graças à disposição de cada um de vocês, em ingressar em Rotary, o fantasma do redistritamento desapareceu. Vocês são os vencedores. Ultrapassamos os 1200 associados em 31 de dezembro. É motivo de grande júbilo. Parabéns a todos. A partir da 10ª reunião, cada Presidente de Comissão Permanente  irá expor, nas pautas que se seguirão, suas propostas de atividades e metas a serem alcançadas. A pauta não mais será elaborada pelo representante do Governador. No entanto, todos associados poderão expor suas ideias e sugestões. É chegado o momento da elaboração de um plano de atividades do e-club para o período até junho de 2012 e, quiçá,  continuado pelos períodos rotários subsequentes. As explanações seguirão uma ordem cronológica: 1.- Projetos Humanitários; 2.- Imagem Pública ( Relações Públicas ); 3- Desenvolvimento do Quadro Associativo ; 4 – Fundação Rotária e 5.- Administração (ainda sem titular). Vamos arregaçar as mangas e começar a plantar a semente da esperança da construção de um mundo melhor de se viver. Portanto mãos à obra e que a felicidade reine permanentemente na vida de cada um.



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



8ª Reunião ordinária  – Semana de 26/12/2011 a 02/01/2012



Companheiros e Companheiras.Saudemos o Pavilhão Nacional para iniciarmos nossa 8ª reunião ordinária.

2012

AGORA É COM VOCÊ

Até aqui o Rotary foi uma placa de sinalização. Mostrou o caminho. Agora é com você.
 Defina a sua trajetória. Arrume a sua bagagem. Complete o combustível. Inicie a sua
 viagem. É chegado o momento de colocar o seu coração naquilo que você pode fazer
para legar à humanidade um lugarmelhor de se viver. Alguém precisa de você e a maior
 alegria da nossa vida é quando podemos correspondera essa expectativa. Muitos
 acreditam que não há como fazer e ficam indiferentes. Mas já dizia Martin Luther King
 “O mundo está como está, não pela ação dos maus, mas pela omissão dos bons”. 
Rotariano nunca é omisso. Participar ativamente das ações humanitários do Rotary irá,
certamente, lhe despertar uma imensurável alegria e uma enorme satisfação pessoal.
Faça agora o seu projeto de vida para 2012.
Estabeleça o seu compromisso com você mesmo.
Como rotariano, no ano de 2012, me comprometo a:
 _________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Feliz Ano Novo

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



7ª Reunião ordinária  – Semana de 19/12/2011 a 26/12/2011



Companheiros e Companheiras. Saúdem simbolicamente o Pavilhão Nacional. Estamos iniciando a nossa 7ª reunião ordinária. Qual é o tema? Natal . Ocasião de reunião de famílias.

Rotary International estipulou que o mês de Dezembro é o mês da Família Rotária. Portanto vamos voltar o nosso foco para a família. Dentro do seio da família devem reinar a harmonia e a amizade. Deve prevalecer o amor. Mas agora temos duas famílias : a genealógica e a rotariana. Devemos observar que passamos a ter um milhão e duzentos mil parentes rotarianos, espalhados por todos os continentes. Consequentemente devemos  conviver com eles com harmonia, amizade e amor. E qual é a meta do Rotary ? A Paz entre as nações. Difícil de conseguir ? Não. Apenas nos esforçando para aumentar, mais e mais, a nossa família rotariana. E o e-club veio facilitar esse crescimento, porque não há fronteiras geográficas para admissão de novos rotarianos nos e-clubs. Portanto Companheiros e companheiras, vamos convidar nossos amigos e parentes, que estão em outros países, para se juntem a nós, no nosso e-club. Qual é o desejo explicito do nosso cantor Roberto Carlos ? Ter um milhão de amigos. Vamos ser mais ambiciosos. Vamos ultrapassar a casa de um milhão e duzentos mil amigos rotarianos. Vamos aos um milhão e trezentos mil amigos. Só depende de nós. Aproveitando a ocasião, no dia de Natal desejo que o aniversariante esteja presente à mesa farta de cada Companheiro e de cada Companheira e que aí permaneça sempre e sempre. No entanto, não devemos nos esquecer daqueles que não podem ter mesa farta. Não podemos nos esquecer daqueles que já não têm mais família. Não nos devemos esquecer principalmente do aniversariante. Desejo, de todo o coração, que seja um Natal abençoado, que reine a Paz, que a saúde seja o prato principal, que imperem a amizade e a felicidade. Um brinde à nossa família. Bom Natal





Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



6ª Reunião ordinária  – Semana de 12/12/2011 a 19/12/2011



Companheiros e Companheiras. Iniciamos a 6ª reunião  saudando o Pavilhão Nacional. O assunto se refere aos entendimentos ocorridos com o nosso Governador 2011-2012 Paulo Coreti e sua esposa Leila, nessa semana. É intenção do casal Governador fazer uma reunião presencial em Niterói, em data a ser marcada em janeiro, para a entrega da Carta Constitutiva emitida por Rotary International para o nosso e-club. Nessa oportunidade serão entregues as carteiras de associados e os distintivos do Rotary. A proposição é de se fazer um agradável encontro com a auto apresentação de todos os companheiros presentes, antigos e novos. Recentemente foi criado um novo e-club no distrito – o Rotary e-club do Distrito 4750,Norte, apadrinhado pelo Rotary Club de Pádua, seus associados também participarão desse encontro. Também o casal governador está conclamando todos os rotarianos para que compareçam à Conferência Distrital , em Grussaí, conforme o convite anexo. A Conferência Distrital é  o maior evento do Distrito. Simboliza o congraçamento do período rotário e normalmente tem a duração de 3 dias. Foi muito agradável a participação do e-club na reunião festiva do RC Niterói. Quem não foi, perdeu. Dia 17 terá o nosso encontro na Paludo, é uma ótima oportunidade para estreitar os laços de amizade e compartilhar o companheirismo, mola mestra do Rotary. Compareça. Está chegando o Dia de Natal. Você conhece alguma instituição que abriga crianças carentes ? Seria uma boa ação fazer a doação de brinquedos para elas. Elas ficariam felizes. E nossa missão é exatamente levar felicidades para toda a humanidade. Falta ainda preencher a vaga da Comissão de Administração. Ofereça-se . A partir de Janeiro os presidentes das comissões ficarão responsável pela reunião da semana, em escala a ser elaborada. Façam seus planejamentos. Rotary significa ação. Vamos agir. Saudações Rotárias.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



5ª Reunião ordinária  – Semana de 05/11/2011 a 12/12/2011



Companheiros e Companheiras. Saúdem simbolicamente o Pavilhão Nacional. Falta apenas o voluntário para a Comissão de Administração. O Companheiro Francisco ofereceu a sua participação na Comissão da Fundação Rotária. Parabéns. Estamos anexando os arquivos: Manual  e uma síntese sobre a Fundação Rotária. É importante que conheçam a nossa Fundação. É através das nossas contribuições que a Fundação Rotária promove os Programas ali enumerados. Importante : Rotary não faz filantropia. A ajuda oferecida pelo Rotary é muito mais profunda e objetiva. Exemplo: o pedido de ajuda que uma instituição de assistência social fez a um Clube Rotário. O pedido: aquisição de uma máquina de lavar roupas para aquela instituição. O Clube analisou o problema, criou um projeto e, com o apoio financeiro da Fundação Rotária, concretizou esse Projeto. Como foi a ajuda do Rotary? Comprou uma máquina de lavar e fez a doação (filantropia)? Não. Na verdade o Rotary construiu uma lavanderia industrial naquela instituição e fez uma campanha junto aos hotéis daquela localidade para que apoiassem a instituição contratando os serviços da lavanderia. Qual é a pergunta que todo rotariano deve fazer quando da apresentação de qualquer pedido de auxílio humanitário? A pergunta é essa: e quando o Rotary parar com o auxílio, o que acontecerá com a Instituição? Portanto esse é o nosso foco: dar condição para que as Instituições ou localidades possam criar a suas próprias fontes de renda para manutenção dos seus serviços. Você tem proposta para projeto humanitário que possa ser apoiado pelo e-Club? Você tem proposta para angariar doações para a Fundação Rotária para que ela  possa, cada vez mais, contribuir para um mundo melhor de se viver ?  O que é a campanha Pólio Plus?  O que são: Centros Rotary para Estudos Internacionais pela Paz e Resolução de Conflitos?


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

4ª Reunião ordinária  – Semana de 28/11/2011 a 05/12/2011

Companheiros e Companheiras. Como de praxe, iniciamos  a nossa reunião saudando simbolicamente o Pavilhão Nacional. Nossa atual reunião será a continuidade da reunião anterior. Temos já três associadas que se ofereceram para as Comissões: 1.- Stella Regina  - Comissão Permanente de Projetos Humanitários; 2. - Ana Márcia -  Comissão de Relações Publicas e 3.- Adriana de Mattos,  Comissão Permanente de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Parabéns e sucesso às três. Anexamos na aba “arquivos” os Manuais dessas três Comissões  para orientar os trabalhos. Todos os associados devem salvar em seus computadores para consultas periódicas.  Faltam ainda duas Comissões : Administração e Fundação Rotária. Estamos aguardando a manifestação dos Companheiros e Companheiras. O ideal é que se criem todas as Comissões e que todos os associados sejam membros de alguma Comissão Permanente, portanto as vagas estão abertas. Escolha onde você pode participar com o seu trabalho.É importante informar que o Governador do Distrito instituiu uma premiação para o Crescimento do Quadro de Associados do Distrito – o clube que admitir 5 associados ou mais, até o dia 10/12/11 (agora) receberá o prêmio Andral Nunes Tavares e o rotariano que apadrinhar três ou mais associados até o dia 10/12/11 terá seu nome inscrito no “LIVRO DE HONRA” do Distrito e terá destaque na Conferência Distrital (detalhe da Conferência à parte). Portanto, me comprometo, tão logo algum associado faça a proposição de algum novo candidato, com qualidades para ser rotariano ( prazo até dia 05) , eu farei contato telefônico ou via internet com todos os associados do e-club para saber da aprovação ou não da admissão.  Está lançado o desafio para evitar o redistritamento.  Nosso e-club mostrará a sua força, tenho certeza. Sucesso a todos e excelente semana pela frente.

Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul
3ª Reunião ordinária  – Semana de 21/11/2011 a 28/11/2011
Caríssimas Rotarianas e caríssimos Rotarianos.  Vamos dar início  à nossa reunião saudando simbolicamente o Pavilhão Nacional.A seguir pedimos que promovam  um minuto de silêncio pelo falecimento do amado pai da nossa querida LilY, e , que cada um, na sua crença, ore por ele e peça a Deus que amenize o grande sofrimento por que estão  passando  todos os seus familiares. Dando sequencia á reunião, em face do enfatizado na reunião anterior, a nós cabe promover o ideal de servir. Para tanto, Rotary International nos orienta sobre a forma de organização de equipes de trabalho às quais Rotary denomina Comissões Permanentes. Considerando que não houve gestão anterior, teremos que constituir as Comissões a partir apenas do presente momento e do momento futuro, que é o período que se iniciará em 1º de julho de 2012 até 01º de julho de 2013. Portanto, cada Comissão será composta por 2 membros – o primeiro membro será o Presidente da Comissão no presente período, e o segundo membro auxiliará ao primeiro membro nas atuais atividades. No ano seguinte, o segundo membro passará a ser primeiro membro, será então designado um 2º membro para a Comissão  e o atual 1º membro passará a ser o 3º membro no próximo período. É um exemplo de continuidade de trabalho, permitindo que cada qual, a partir do próximo período, tenha pelo menos um ano de antecedência para preparar as sua tarefas. É chegado o momento da constituição das Comissões. As atribuições de cada uma delas poderão ser apreciadas no arquivo “COMISSÔES PERMANENTES”. Abra o arquivo.  Escolha em qual Comissão você pode oferecer o seu trabalho. Rotary é uma associação de líderes e a satisfação pessoal só chegará quando desempenhamos com determinação nosso papel dentro da organização. Estamos começando a esquentar os motores. SUCESSO
Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

2ª Reunião Ordinária – semana  de 14/11/11 a 21/11/11



Companheiros e Companheiras, simbolicamente nossos aplausos ao Pavilhão Nacional. Nossas saudações a todos. Àqueles que estão na sala pela 1ª vez leiam a pasta “arquivo” e vejam as reuniões anteriores. O tema da presente reunião é : O Objetivo do Rotary

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;

QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.  

 Algumas indagações:

1ª – Por que “o objetivo” está no singular. Qual é, na verdade, o objetivo?

2ª – O que é estimular e fomentar?

3ª – Para que Rotary incentiva o desenvolvimento do companheirismo?

4ª – Na visão do Rotary existe profissão ou ocupação mais importante do que outra ?  Devemos usar o título  “ Doutor”, “ Doutora”, “ Sua Excelência” ou “ Senhor” ou “ Senhora” no tratamento entre rotarianos ? Existe um título genérico para esse tratamento?

5ª – Ética ? O que é ética ? E por quê Rotary incentiva a  difusão das normas éticas?

6ª – De que forma Rotary propõe a melhoria da comunidade?

7ª – Para quê Rotary propõe a aproximação dos profissionais de todo o mundo.

8ª – De que forma, como rotariano, ou como rotariana, vê como você  pode  participar e contribuir para atingir  o objetivo do Rotary?



Está exposto o tema para o debate. Felicidades.


Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul

1ª Reunião ordinária  – Semana de 07/11/2011 a 14/11/2011



MENSAGEM DA COMPANHEIRA LEILA RIBEIRO GOMES DE AZEVEDO ALVES.
AOS ASSOCIADOS DO ROTARY E-CLUB 4750 SUL

Queridos (as) companheiros(as):

Quando conhecemos a organização Rotary e nos identificamos com seu objetivo e ideal, é difícil nos mantermos afastados do sentimento que nos une e nos encanta.
Uma nova realidade apresenta-se virtualmente para que, através da Internet, companheiros e companheiras trabalhem em prol da Paz Mundial e do companheirismo, arregimentando em várias partes do mundo pessoas que aliem-se à nossa incansável esperança de um mundo melhor.  Ao Rotary E-Club 4750 Sul – hoje em sua primeira reunião – desejo além de sucesso,  a proteção do plano espiritual e bênçãos renovadas. Em nosso Distrito, vocês chegam com a esperança de permanecermos unidos. Que Deus nos abençoe!

 Carinhosamente,

Leila Ribeiro Gomes de Azevedo Alves

Coordenadora da Conferência Distrital.



MENSAGEM DO GOVERNADOR PAULO CORETI BRITO ALVES.

AOS ASSOCIADOS DO ROTARY E-CLUB 4750 SUL.

Prezados companheiros e companheiras,

Ao iniciarmos as atividades de um Rotary E-Club no Distrito 4750 sentimos que a responsabilidade do pioneirismo nos estimula a darmos passos cada vez mais audaciosos no sentido de fortalecimento do nosso Distrito.
O Rotary International é uma organização que tem a preocupação de se adaptar aos avanços da tecnologia e da modernidade. Não podemos parar no tempo em uma época em que a globalização é um fato consumado.

Temos que colocar o Rotary como porta-voz da modernidade continuando a prestar serviços humanitários, preservando a bandeira da ética e buscando a paz e a compreensão entre as nações.

Sejam bem-vindos como verdadeiros apóstolos da cibernética para juntos lutarmos por um mundo melhor.

Forte abraço e saudações rotárias,


Paulo Coreti Brito Alves


Governador Distrital 2011/2012


Está aberta a nossa 1ª reunião - enviem suas mensagens



Rotary e-Club do Distrito 4750, Sul



Reunião Preparatória

Estimadas companheiras e estimados companheiros;

Uma boa notícia

O nosso e-clube do distrito 4750,sul foi admitido em Rotary International em 31 de outubro de 2011.

Agora é só arregaçarmos as mangas e mãos à obra.

Estamos, pois, na fase de organização dos trabalhos.

Preliminarmente solicito a todos que confiram seus dados cadastrais que aparecem no site na aba "associados fundadores".

É provavel que existam algumas incorreções que poderão ser consertadas.
Seria oportuno cada um confirmar se os dados estão corretos ou solicitar as devidas alterações.

Aqui, nesse ambiente da página do grupo do yahoo, é que se processarão as nossas reuniões semanais.

Pelo regimento interno, todas as segundas feiras, a partir das 21horas, deverão aparecer: as pautas das reuniões, assuntos a serem discutidos, instruções rotárias, participação dos associados, enfim, tudo o que acontece nas reuniões de rotary clubes tradicionais.

Há também compromissos financeiros e , oportunamente, o tesoureiro do eclube passará as informações sobre a forma de quitação desses compromissos.
O taxa de admissão é de R$ 50,00 (cinquenta reais) as mensalidades serão de R$40,00 ( quarenta reais), conforme preceitua o Regimento Interno ( vejam Regimento Interno e Estatutos no site).

Ingressamos em Rotary para atendermos a um chamamento íntimo, nosso desejo de servir.

Como ponta pé inicial, estamos sugerindo a campanha proposta no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=B4NRPUR_1pU

Portanto está aberto o tema.

O que cada um de nós poderá fazer? ou como fazer?

Nós, através do Rotary, haveremos de legar para as futuras gerações um mundo muito melhor de se viver.

Recebam meu fraternal abraço, desejando a cada um muito sucesso nessa nossa empreitada.
João Carlos de Carvalho

Representante especial do Governador do Distrito 4750 para o e-club